Com atraso em parte dos salários, funcionários da Pássaro Branco ameaçam entrar em greve

A empresa reconhece o atraso e alega dificuldades financeiras impostas pela pandemia.

Os funcionários da Viação Pássaro Branco, concessionária do transporte público urbano de Patos de Minas, ameaçam entrar em greve. Eles cobram o pagamento do “Vale" (um benefício extra mensal incorporado ao salário em convenção coletiva) que está atrasado. A empresa reconhece o atraso e alega dificuldades financeiras impostas pela pandemia e falta de correção na planilha de remuneração do serviço.

O pagamento do benefício era para ter sido feito no dia 18 de abril. O chamado “vale” representa cerca de 40% do salário dos funcionários da Pássaro Branco. Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano informou que a categoria estabeleceu prazo até o 5º dia útil de maio para que o benefício seja quitado. Após esta data, uma nova assembleia será realizada, com possibilidade de paralisação dos serviços.

“Sendo assim, esperamos que esta conceituada empresa possa resolver esse impasse o mais rápido possível, visto que todos os colaboradores necessitam do pagamento para honrarem seus compromissos e para manterem o próprio sustento de suas famílias”, diz a nota assinada por João Geraldo Lopes – presidente do SINTRURB.

A direção da Pássaro Branco também emitiu nota explicando a situação. A empresa confirmou que existe um pequeno atraso no pagamento do benefício referente ao mês de abril e destacou as dificuldades financeiras impostas pela pandemia da Covid-19, que provocou uma forte redução no número de passageiros e também pela defasagem na planilha de custo, que segundo a empresa não é reajustada desde 2018.

Na nota, a Pássaro Branco destaca ainda que a questão foi apresentada à Prefeitura de Patos de Minas e ao Ministério Público para que sejam tomadas medidas em conjunto no sentido de garantir o pagamento dos salários dos funcionários e também a manutenção do transporte público para a população.

Confira a íntegra da nota de esclarecimento da Pássaro Branco:

“Sobre a reunião realizada pelos colaboradores da Viação Pássaro Branco Ltda, na data do dia 28/04 (quarta-feira), para discutir a questão do pequeno atraso salarial esclarecemos que:

1 – Respeitamos o legítimo direito de reunião, discussão e manifestação dos colaboradores;

2 – Lamentamos, profundamente, o pequeno atraso no pagamento do adiantamento dos salários do mês de abril de 2021;

3 – Infelizmente, somos mais uma das muitas empresas do setor de transporte coletivo de passageiros fortemente impactadas pelos reflexos da pandemia do Coronavírus (Covid-19), em especial a partir de março de 2020, com a perda abrupta de passageiros e de receitas;

4 – Registramos, ainda, que o último cálculo da planilha de custos efetuado pelo Município de Patos de Minas foi em janeiro de 2018 e, nesse período, além de nunca ter sido fixada a tarifa no valor apurado pelos estudos técnicos, gerando significativa defasagem tarifária, inúmeros foram os aumentos dos custos, principalmente nos combustíveis e na mão de obra, impondo desequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão.

5 – Enfatizamos que todas essas questões já foram levadas ao conhecimento do Município de Patos de Minas (Poder Concedente), do Ministério Público Estadual e do Sindicato representante da categoria;

6 – Estamos aguardando o avanço das tratativas com referidos órgãos e esperamos, o mais breve possível resolver a questão, conjuntamente,  e, por consequência, garantir o pagamento pontual dos salários de nossos colaboradores e a manutenção da prestação do serviço da adequado à população Patense, como sempre o fizemos na nossa história”.

Últimas Notícias

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais

Condutor inabilitado bate em portão, foge do local e é preso com sintomas de embriaguez, em Patos de Minas

Veja mais

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Grave acidente na BR040 envolvendo carreta e dois carros tira a vida de médica de Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais