Com 4.548 casos em todo o Estado e 8 em Patos de Minas, a tuberculose preocupa autoridades

O principal sintoma é a tosse com uma duração de três ou mais semanas, que pode ser acompanhada por febre.

A doença pode ser facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto.

O Dia Mundial da Tuberculose aconteceu no sábado (24), mas o alerta permanece por todo o mês. A doença pode ser facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto e pode afetar diferentes órgãos do corpo como rins, cérebro, pele, ossos e, inclusive, coluna vertebral. A data dedicada à doença é mundial e propícia para alertar a população com campanhas de conscientização sobre os riscos causados pela tuberculose e a importância de obter o diagnóstico precoce para melhor eficácia do tratamento.

Só no estado de Minas Gerais, foram notificados 4.548 casos da doença no ano passado e os municípios com maiores ocorrências da doença foram Belo Horizonte com 697 casos, Juiz de Fora com 405, Uberlândia com 121 e Montes Claros com 111. Atualmente, o município de Patos de Minas está tratando oito pacientes acometidos por tuberculose.

O principal sintoma da doença é a tosse com duração de três semanas ou mais, que pode ser acompanhada de febre, dores na região do tórax, falta de ar, sensação de mal-estar, perda de peso considerável e palidez. Caso o paciente demore a identificar e procurar atendimento médico, a doença pode agravar seu estado de saúde, levando-o à morte. A tuberculose tem cura e o cidadão tem acesso ao diagnóstico e ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária de saúde, Denise Fonseca, aconselha a população, que apresenta tosse há mais de três semanas, a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próximo de sua residência para consultas e, caso esteja infectado pela bactéria causadora da Tuberculose, o quanto mais precoce for o diagnóstico melhor será o tratamento.

A realização do exame do escarro é a forma mais comum de diagnóstico da tuberculose, caso apresente algum dos sintomas citados, procure a UBS mais próximo de sua residência.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais