Com 4.548 casos em todo o Estado e 8 em Patos de Minas, a tuberculose preocupa autoridades

O principal sintoma é a tosse com uma duração de três ou mais semanas, que pode ser acompanhada por febre.

A doença pode ser facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto.

O Dia Mundial da Tuberculose aconteceu no sábado (24), mas o alerta permanece por todo o mês. A doença pode ser facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto e pode afetar diferentes órgãos do corpo como rins, cérebro, pele, ossos e, inclusive, coluna vertebral. A data dedicada à doença é mundial e propícia para alertar a população com campanhas de conscientização sobre os riscos causados pela tuberculose e a importância de obter o diagnóstico precoce para melhor eficácia do tratamento.

Só no estado de Minas Gerais, foram notificados 4.548 casos da doença no ano passado e os municípios com maiores ocorrências da doença foram Belo Horizonte com 697 casos, Juiz de Fora com 405, Uberlândia com 121 e Montes Claros com 111. Atualmente, o município de Patos de Minas está tratando oito pacientes acometidos por tuberculose.

O principal sintoma da doença é a tosse com duração de três semanas ou mais, que pode ser acompanhada de febre, dores na região do tórax, falta de ar, sensação de mal-estar, perda de peso considerável e palidez. Caso o paciente demore a identificar e procurar atendimento médico, a doença pode agravar seu estado de saúde, levando-o à morte. A tuberculose tem cura e o cidadão tem acesso ao diagnóstico e ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária de saúde, Denise Fonseca, aconselha a população, que apresenta tosse há mais de três semanas, a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próximo de sua residência para consultas e, caso esteja infectado pela bactéria causadora da Tuberculose, o quanto mais precoce for o diagnóstico melhor será o tratamento.

A realização do exame do escarro é a forma mais comum de diagnóstico da tuberculose, caso apresente algum dos sintomas citados, procure a UBS mais próximo de sua residência.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais