Com 37 mil pessoas com nome registrado no SPC, inadimplência em Patos de Minas preocupa

Os dados divulgados na última pesquisa mostram que 41% da população adulta esteja com restrições ao CPF.

Comércio no centro de Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

O número impressiona. Patos de Minas alcançou a marca de 37 mil pessoas, segundo dados do SPC Brasil. O Serviço de Proteção ao Crédito divulgou na última semana um crescimento no número de inadimplentes no país. Os dados divulgados na última pesquisa mostram que 41% da população adulta esteja com restrições no CPF.

Em Patos de Minas, o levantamento mostra que uma em cada quatro pessoas não conseguiu honrar compromissos e hoje está enfrentando dificuldades para obter financiamentos ou realizar compras parcelas. Se levar em conta apenas a população adulta, o percentual sobe e chega próximo da média nacional.

Segundo o SPC Brasil, o número de pessoas inadimplentes vem aumentando há 11 meses seguidos. Em número absoluto, estima-se que aproximadamente 62,9 milhões de brasileiros estejam com o nome inscrito no Serviço de Proteção ao Crédito.  A maior parte dos inadimplentes está compreendida na faixa dos 30 aos 39 anos: são 17,9 milhões de pessoas nesse momento da vida que não conseguem honrar seus compromissos financeiros.

A maior inadimplência é com os bancos e financeiras, que incluem cartão de crédito, cheque especial e financiamentos. O setor acumula 52% das dívidas em atraso, um aumento de 7,03% em relação ao mesmo mês de 2017.  O segundo setor mais impactado pela inadimplência foi o de serviços básicos, como água e luz, cujo crescimento da inadimplência foi de 3,42%.

Por outro lado, os atrasos no crediário do comércio caíram -6,01%, enquanto as pendências com TV por assinatura, internet e telefonia se mantiveram estáveis, com pequeno avanço de 0,01% no período.

Para os comerciantes patenses, a situação preocupa. Para os especialistas, o aumento no número de inadimplentes reflete as dificuldades econômicas enfrentadas pelo país.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais