Com 27 suicídios em 2016, psicólogos fazem campanha para evitar ocorrências na cidade

Em 2016, o número de suicídios em Patos de Minas foi muito superior ao de homicídios.

Imagem ilustração.

Profissionais da saúde e psicólogos em Patos de Minas estão se movimentando para valorizar a saúde mental e reduzir o número de suicídios na cidade. A Campanha Janeiro Branco quer mudar a realidade da cidade que registrou no ano passado um alto número de suicídios e tentativas. Pelas redes sociais, eles já se movimentam para divulgar a campanha. Em 2016, o número de suicídios foi muito superior ao de homicídios.

Segundo especialistas, atualmente, os índices de violência em domicílios, no trânsito ou em escolas, criminalidade, alcoolismo, drogadição, depressão, preconceitos, entre outros colocam em risco o equilíbrio mental, comportamental, espiritual e emocional dos indivíduos da sociedade. O Delegado de Homicídios Érico Rodovalho, informou que foram 27 suicídios consumados enquanto foram registrados 19 homicídios. O número considerado muito alto é realmente preocupante.

De acordo com a psicóloga Débora Delfino Caixeta, para valorizar a saúde mental e emocional e evitar novos casos, serão realizadas diversas palestras, minicursos, debates e entrevistas para contribuir com a saúde mental das pessoas. Todo o trabalho é totalmente gratuito. ‘É um grupo de psicólogos, psiquiatras, clínicas e pessoas dispostas a ajudar, todos voluntários”, informou.

O slogan da campanha será “Seja sua melhor versão para si mesmo(a) e para aqueles que lhe rodeiam”. Com este tema, eles desejam que as pessoas se permitam ter momentos de paz, lazer, e descanso. A recomendação é para que as pessoas sejam positivas, planejem viagens e reuniões entre amigos.

“Compartilhe seus sonhos, dance... Realize seus sonhos, cante... Viva, seja, exista, faça, sorria... Mais uma vez: VIVA!” Nas redes sociais, diversas pessoas já estão postando em suas páginas o telefone da CVV- Centro de Valorização da Vida- que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias. O Site do CVV é http://www.cvv.org.br para conversar por telefone os números são 141 ou 0800 290 0024.

O Janeiro Branco acontecerá em Patos de Minas e em várias cidades do Brasil. Segundo o idealizador nacional da campanha, que a cada dia ganha mais adeptos nas redes sociais, viver em uma sociedade individualista e consumista torna a vida um permanente desafio. “Os conflitos, desejos, ambições, aparências incitam o indivíduo a uma permanente prontidão dos sentidos que podem terminar por levá-lo à exaustão”, afirmo especialista. Para saber mais sobre a campanha que está em fase inicial, as pessoas podem entrar em contato por email ddcaixeta@hotmail.com ou no (34) 9 9138 1949.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais

URT anuncia jogos-treinos contra Atlético-MG sub20 e Itabirito antes da estreia no Campeonato Mineiro

Veja mais

Decreto estabelece indulto natalino a condenados; Doutor Brian explica quem tem direito

Veja mais

Filho é preso ao furtar R$370 do próprio pai de 73 anos enquanto ele dormia

Veja mais

Homem é preso por baixar “blusa tomara que caia” de mulher em bar de Patos de Minas

Veja mais