Com 114 mil eleitores, Patos de Minas terá mais de 1.400 mesários nas eleições deste ano

A Justiça Eleitoral está mobilizando uma grande estrutura para garantir a todos o direito ao voto.

No dia 02 de outubro, os eleitores vão às urnas escolherem os novos deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e presidente da república. No município de Patos de Minas, são 114.130 eleitores aptos a votarem. A Justiça Eleitoral está mobilizando uma grande estrutura para garantir a todos o direito ao voto.

Serão instaladas na cidade e na zona rural, 359 seções de votação. Ao todo, foram convocados para trabalhar em Patos de Minas no dia da eleição 1.436 mesários. O site do Tribunal Superior Eleitoral ainda recebe o cadastro de pessoas interessadas em trabalhar como mesárias para um cadastro de reserva.

Os mesários são os responsáveis por conferir os documentos dos eleitores, controlar o registro de votação e habilitar a urna eletrônica. Para ter essa função, o eleitor precisa completar 18 anos até o 1º turno das eleições e estar em dia com a Justiça Federal. Os candidatos e parentes de candidatos não podem ser mesários.

O mesário terá vale-alimentação no valor de R$ 45,00 e tem direito a dois dias de folga para cada dia em que trabalhar nas eleições ou participar dos treinamentos ministrados pela Justiça Eleitoral para o exercício da função. As declarações que darão direito às folgas no trabalho serão disponibilizadas após as Eleições. Vale ressaltar que a data de gozo das folgas deve ser combinada entre empregado e empregador.

Últimas Notícias

PM Rodoviária inicia operação Pré-Carnaval 2026 com radares portáteis e etilômetros

Veja mais

Policiais sentem forte odor de maconha e encontram grande quantidade de drogas em residência

Veja mais

Princípio de incêndio em carro mobiliza Corpo de Bombeiros até estacionamento no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Flipatos 2026! Patos de Minas terá Festival Literário Internacional no segundo semestre deste ano

Veja mais

Devedor ostenta, mas diz não ter bens. Como receber? Doutor Brian esclarece o que diz a lei

Veja mais

Homem furta drogaria, é atropelado horas depois e acaba preso quando recebia atendimento no hospital

Veja mais