Codema denuncia erosão no Parque do Mocambo e esgoto a céu aberto

Uma rede de esgoto clandestina também foi flagrada despejando dejetos no interior do Parque.


O presidente do Codema, Ivanildo Alves, alertou sobre o problema e cobrou ações emergentes para conter e recuperar a área degrada.
Uma erosão gigantesca no interior do Parque Municipal do Mocambo vem sendo motivo de preocupação. O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Ivanildo Alves Zica, fez imagens do local e gravou um vídeo para mostrar a gravidade do problema. Uma rede de esgoto clandestina também foi flagrada despejando dejetos no interior do Parque.

De acordo com Ivanildo, a parceria entre o Codema, o Cima e a direção do Parque do Mocambo tem dado bons resultados. O local está sendo recuperado aos poucos. Os portões das inúmeras entradas, por exemplo, já estão prontos e deverão ser instalados para coibir a entrada de veículos no interior do Parque. A passagem de um bairro para outro também será proibida em breve.

O que preocupa, no entanto, é a erosão que se formou na parte alta do Parque. As fortes chuvas de 2012 danificaram uma tubulação de água pluvial que foi construída no local e arrancou parte das manilhas. Como nada foi feito de lá para cá, a erosão vem abrindo uma enorme cratera no interior do Parque Municipal do Mocambo.

Em alguns pontos, o buraco já tem mais de dois metros de profundidade. Um Ipê florido que existe no interior do parque está sendo levado pela cratera. Além do prejuízo ambiental, tem também o prejuízo material. A enorme rede de água pluvial está sendo levada pela enxurrada. Os estragos também revelaram uma rede de esgoto clandestina que está sendo jogada no interior do Parque, poluindo a área ambiental.

A reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, realizada na manhã desta quarta-feira (23) na Câmara Municipal teve a participação de representantes de diferentes segmentos, inclusive da Prefeitura e da Copasa. O presidente do Codema, Ivanildo Alves, alertou sobre o problema e cobrou ações emergentes para conter e recuperar a área degradada. O CODEMA vai encaminhar ofício para a diretoria de Meio Ambiente, para o prefeito Pedro Lucas e para o Ministério Público.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Criminosos fazem diversas vítimas com golpe da falsa taxa de encomenda na alfândega; entenda

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais