Codema denuncia erosão no Parque do Mocambo e esgoto a céu aberto

Uma rede de esgoto clandestina também foi flagrada despejando dejetos no interior do Parque.


O presidente do Codema, Ivanildo Alves, alertou sobre o problema e cobrou ações emergentes para conter e recuperar a área degrada.
Uma erosão gigantesca no interior do Parque Municipal do Mocambo vem sendo motivo de preocupação. O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Ivanildo Alves Zica, fez imagens do local e gravou um vídeo para mostrar a gravidade do problema. Uma rede de esgoto clandestina também foi flagrada despejando dejetos no interior do Parque.

De acordo com Ivanildo, a parceria entre o Codema, o Cima e a direção do Parque do Mocambo tem dado bons resultados. O local está sendo recuperado aos poucos. Os portões das inúmeras entradas, por exemplo, já estão prontos e deverão ser instalados para coibir a entrada de veículos no interior do Parque. A passagem de um bairro para outro também será proibida em breve.

O que preocupa, no entanto, é a erosão que se formou na parte alta do Parque. As fortes chuvas de 2012 danificaram uma tubulação de água pluvial que foi construída no local e arrancou parte das manilhas. Como nada foi feito de lá para cá, a erosão vem abrindo uma enorme cratera no interior do Parque Municipal do Mocambo.

Em alguns pontos, o buraco já tem mais de dois metros de profundidade. Um Ipê florido que existe no interior do parque está sendo levado pela cratera. Além do prejuízo ambiental, tem também o prejuízo material. A enorme rede de água pluvial está sendo levada pela enxurrada. Os estragos também revelaram uma rede de esgoto clandestina que está sendo jogada no interior do Parque, poluindo a área ambiental.

A reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, realizada na manhã desta quarta-feira (23) na Câmara Municipal teve a participação de representantes de diferentes segmentos, inclusive da Prefeitura e da Copasa. O presidente do Codema, Ivanildo Alves, alertou sobre o problema e cobrou ações emergentes para conter e recuperar a área degradada. O CODEMA vai encaminhar ofício para a diretoria de Meio Ambiente, para o prefeito Pedro Lucas e para o Ministério Público.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais