CODEMA analisa denúncia contra carvoaria instalada dentro da cidade e pode acionar a Justiça
Clenia Nunes e outros moradores do bairro estiveram na reunião do Codema.
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) enviou uma denúncia ao Ministério Público nesta quarta-feira (10), após moradores do bairro Campos Elíseos reclamarem de transtornos e problemas causados por uma carvoeira, próxima ao bairro. Local estaria em funcionamento desde junho de 2023.
Clenia Nunes e outros moradores do bairro estiveram na reunião do Codema. Ela disse que a carvoaria estaria em funcionamento desde junho de 2023 e que tem causado diversos problemas de saúde em moradores. A moradora afirmou que conversou com o proprietário da carvoeira, porém ela permaneceu em funcionamento. Foi feito um abaixo-assinado em que 400 moradores assinaram.
O Codema já estava ciente da situação e já havia feito denúncias para a Polícia Militar do Meio Ambiente e a Diretoria Municipal de Meio Ambiente. Um dos proprietários enviou um ofício, tanto para o Instituto Estadual de Florestas (IEF) quanto ao Município, informando que até o dia 20/05/2024 irá encerrar as atividades.
A proximidade da carvoaria ao bairro Campos Elíseos chamou a atenção dos conselheiros do Codema, que ficaram ainda mais surpresos por não existir uma lei que proíbe fornos de carvoeira próximos ao perímetro urbano.
Os conselheiros decidiram pelo envio da denúncia ao Ministério Público, devido aos danos ambientais e transtornos que a fuligem da carvoeira tem causado.