CIMA apresenta 80 propostas na área ambiental para nortear Plano Diretor de Patos de Minas

O objetivo é contribuir com subsídios e propostas para o documento final da revisão do Plano Diretor.

A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (12) no plenário da Câmara Municipal.

Na reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Codema, realizada na manhã dessa quarta-feira (12), no Plenário da Câmara Municipal, após a deliberação dos membros sobre processos administrativos, foi pautado o espaço para a participação de representantes do Cima, sobre propostas elaboradas para a Revisão do Plano Diretor de Patos de Minas.

O Secretário e conselheiro ambiental do Conselho Integrado de Meio Ambiente, Civuca Costa, apresentou durante 20 minutos, as proposições de destaque abordando demandas do meio ambiente, expressas no documento.

O relatório foi elaborado e idealizado pelo secretário do Cima, Civuca Costa, com o objetivo de contribuir com subsídios e propostas para o documento final da revisão do Plano Diretor, que está em fase de formatação e fechamento, depois de audiências públicas e amplo debate com vários segmentos da sociedade patense.

O documento do Cima é composto por 16 páginas com 80 tópicos de sugestões nas áreas de: Governança, Meio Ambiente, Saneamento, Mobilidade e Urbanismo. Para os conselheiros ambientais do Codema, foram apresentadas apenas as propostas ligadas ao meio ambiente. Porém, a íntegra do documento foi repassada às mãos da diretoria executiva do Conselho de Meio Ambiente, pelo secretário do Cima.

O mesmo documento no formato PDF, foi encaminhado no mesmo dia à Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, à Diretoria de Meio Ambiente e à Secretaria Executiva do Codema, para ciência e conhecimento de todos os membros-conselheiros.

Dentre os 80 itens de propostas destacam-se na área ambiental:

1) O projeto Cidade Digital que propõe o fim dos protocolos de processos administrativos impressos através de protocolos eletrônicos.

2) A criação da Secretaria de Ciência, Ecologia, Pesquisa e Tecnologia.

3) Nomeação da Equipe Botânica específica para análises fitossanitárias e a manutenção das áreas verdes urbanas, com o plantio, poda e substituição de espécies de arborização urbana, em canteiros, jardins, praças e parques de Patos de Minas.

4) A fiscalização integrada com diligências realizadas com conjunto com o setor de posturas, urbanismo e meio ambiente, além da ampliação do quadro de fiscais ambientais.

5) A construção da torre no Parque Mirante Alto da Colina, para visitação, atração turística e preservação ambiental.

6) Criação do programa de levantamento anual do Índice de Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental de Patos de Minas - IDEAS, como referência de diagnósticos que identifiquem falhas na implantação das políticas públicas de meio ambiente, no cumprimento da execução de cronograma, leis e programas ambientais e sustentáveis no Município.

7) Projeto Edificações Sustentáveis, criando leis que garantam em projetos de loteamentos e construções a adoção de medidas adotadas durante todas as etapas da obra, com utilização de materiais sustentáveis (energia fotovoltaica, aproveitamento de espaços, sistema de iluminação eficiente, reaproveitamento e reuso de águas pluviais, instalações de torneiras temporizadas, cuidados com a geração de resíduos e construção de áreas verdes), a partir de janeiro de 2019.

8) Aprovação de Imposto Ecológico com incentivos a quem planta e cuida das árvores em residências; a alteração no funcionamento do HABITE-SE (para que a lei seja cumprida) com fiscalização eficiente, e monitoramento as espécies de arborização plantadas nas residências. O IPTU VERDE será um aplicativo que prevê o incentivo e o estímulo dos cidadãos/contribuintes para o plantio e manutenção de espécies de arborização urbana nas calçadas frontais e laterais das residências.

O relatório do Cima com proposições ao Plano Diretor também será protocolado na Câmara Municipal de Patos de Minas e no Ministério Público - Varas da Promotoria de Meio Ambiente e do Patrimônio.

Fonte: Ascom CIMA

Últimas Notícias

Após denúncias anônimas, PM prende duas mulheres por tráfico de drogas em residência no bairro Santa Terezinha

Veja mais

Moradores de Patos de Minas sofrem com falta d’água neste domingo; Copasa culpa falta de energia

Veja mais

Em festa de aniversário, Falcão reúne lideranças e reforça projeto político com Cleitinho para o Governo de Minas

Veja mais

Homem agride companheira grávida e ameaça matar familiares; ela sentiu fortes dores na barriga e precisou ser encaminhada para o Regional

Veja mais

Mulher é presa por agredir a própria tia de 69 anos em via pública no bairro Aurélio Caixeta

Veja mais

Vereadores aproveitam reajuste para servidores municipais para proporem aumento dos próprios salários

Veja mais