China considera "inaceitável" atitude dos EUA e anuncia contramedidas

A China considerou nesta quarta-feira "totalmente inaceitável" a decisão dos Estados Unidos de impor novas tarifas aos produtos chineses.

A China considerou nesta quarta-feira "totalmente inaceitável" a decisão dos Estados Unidos de impor novas tarifas aos produtos chineses, e anunciou que tomará "as contramedidas necessárias".

"A atitude dos EUA prejudica a China, o mundo e a eles mesmos. Esta conduta irracional não pode ganhar apoio", afirmou um porta-voz do Ministério de Comércio chinês, através de um comunicado.

Ele acrescentou que "a China está chocada" com a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor novas tarifas de 10% a produtos importados da China no valor de US$ 200 bilhões.

O comunicado indicou que a China apresentará um novo requerimento na Organização Mundial do Comércio (OMC) para denunciar a "conduta unilateral" dos Estados Unidos.

Além disso, afirmou que o governo chinês, em defesa dos interesses essenciais do país, "terá que tomar as contramedidas necessárias", embora não as tenha detalhado.

Ao mesmo tempo, também convocou a comunidade internacional para trabalhar em conjunto "em defesa do livre-comércio e do sistema multilateral de comércio e, em conjunto, rejeitar o hegemonismo comercial".

O anúncio de Washington, feito na noite de terça-feira, foi divulgado poucos dias depois da última sexta-feira começaram os primeiros primeiros passos na guerra comercial entre as duas grandes potências econômicas.

Primeiro, os Estados Unidos aprovaram uma série de tarifas sobre produtos chineses importados no valor de US$ 34 bilhões, e imediatamente a China respondeu com uma medida similar pelo mesmo valor a produtos americanos (essencialmente agrícolas).

Fonte: Agência EFE

Últimas Notícias

Defesa Civil alerta para a possibilidade de tempestades até o natal em Patos de Minas

Veja mais

DER-MG restringe tráfego de veículos de grande porte nas rodovias estaduais durante o Natal e o Ano Novo

Veja mais

Copasa fica sem energia e pode deixar diversos bairros de Patos de Minas sem água

Veja mais

Com saias, vestidos e chuteiras, homens participam de futebol solidário e arrecadam alimentos em Patos de Minas

Veja mais

Carro bate em poste com transformador, provoca queda de três e interdita trecho da avenida Fátima Porto

Veja mais

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais