Cerrado Mineiro desponta na produção de café e Patrocínio é o maior produtor do país

A informação faz parte do último levantamento da safra brasileira de café, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento.

As lavouras de café do Cerrado de Minas Gerais, nos municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste, apresentaram em 2008 a maior produtividade do país. A informação faz parte do último levantamento da safra brasileira de café, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo o estudo, a produtividade dos cafezais do Cerrado foi de 28,6 sacas de café beneficiado por hectare. A média do Estado ficou em 22,5 sacas por hectare.

A produtividade do Cerrado também supera a média do todos os outros estados produtores, como Espírito Santo (20,9 sacas/ha) São Paulo (23,5 sacas/ha), Paraná (26,9 sacas/ha), Bahia (17,1 sacas/ha) e Rondônia (12,0 sacas/ha). A média nacional ficou em 21,2 sacas de café beneficiado por hectare.

O Cerrado concentra a maior área de café irrigado de Minas Gerais. A tecnologia é a principal responsável pela produtividade elevada. “A região também é a que mais utilizada a colheita mecanizada, favorecida pela topografia plana”, explica o assessor da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Wilson Lasmar”. A estimativa é de que mais da metade da colheita na região seja feita com máquinas.

Wilson Lasmar também lembra que o café da região foi o primeiro a obter certificação de origem do produto. A produção de café do Cerrado mineiro este ano foi de 4,5 milhões de sacas. O número corresponde a 17,6% da safra estadual, que foi de 23,6 milhões de sacas. Minas Gerais responde por metade da safra nacional de café.

O maior produtor

O Cerrado de Minas Gerais também abriga o maior produtor estadual de café. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Patrocínio, no Alto Paranaíba, detém o título com uma produção de 672 mil sacas de café. Os cafezais no município ocupam 29 mil hectares. Em segundo lugar na lista, aparece o município de Monte Carmelo, também no Alto Paranaíba, com uma produção de 432 mil sacas e uma área de 13,5 mil hectares.

Últimas Notícias

Milkshow e Fenaminas maiores feiras de agronegócio do Alto Paranaíba serão realizadas em conjunto

Veja mais

Recém-nascidos com problemas respiratórios são transportados de aeronave para outras regiões

Veja mais

Pela primeira vez em 27 anos Escola Maria Inêz Rubinger de Queiroz é reformada

Veja mais

Moto furtada em fevereiro é encontrada depenada e parcialmente destruída por incêndio

Veja mais

Vídeo mostra motorista avançando parada e provocando acidente com quatro veículos

Veja mais

Homem é preso ao instalar equipamento em caixa eletrônico para furtar dados de clientes

Veja mais