Centro Oncológico AZ interrompe atendimentos a pacientes com câncer em Patos de Minas

A redação do Patos Hoje recebeu relatos de que aquele Centro Oncológico enfrenta graves problemas de gestão, falta de medicamentos e atrasos salariais.

Pacientes encaminhados para tratamento de câncer com radioterapia no Centro Oncológico AZ do Noroeste estão tendo que buscar outras alternativas. A unidade suspendeu os atendimentos na semana e deu férias coletivas para os funcionários. A redação do Patos Hoje recebeu relatos de que aquele Centro Oncológico enfrenta  graves problemas de gestão, falta de medicamentos e atrasos salariais.

O Centro Oncológico AZ é responsável pelos atendimentos de quimioterapia e radioterapia para pacientes de Patos de Minas e das cidades da região, através de contrato assinado com a Prefeitura. Entretanto, a unidade de saúde vem descumprindo o contrato, segundo denúncias de acompanhantes de pacientes.

Entre os principais problemas relatados estão a falta de medicamentos essenciais para o tratamento de câncer, atrasos nos salários dos funcionários e a suspensão de benefícios. A situação tem gerado insegurança e indignação entre os pacientes, que dependem do serviço para dar continuidade aos seus tratamentos. Pacientes também têm presenciado a insatisfação dos profissionais durante a jornada de trabalho.

Ainda de acordo com relatos que chegaram à reportagem do Patos Hoje, a Cemig já esteve no local em diversas ocasiões para realizar o corte de energia elétrica, mas foi impedida por funcionários, que argumentaram que o centro atende pacientes em estado crítico, em pleno processo de tratamento.

Os problemas vêm se acumulando nos últimos meses. No final de 2024, o serviço de radioterapia ficou paralisado por mais de 30 dias, prejudicando não apenas os pacientes em tratamento, mas também aqueles que aguardavam na fila para iniciar o procedimento. Atualmente, o serviço está sem médico responsável, o que tem gerado ainda mais insegurança tanto para os pacientes em tratamento quanto para os que aguardam o tratamento.

A redação do Patos Hoje pediu um posicionamento à direção do Centro Oncológico AZ do Noroeste mas não recebeu retorno. A Santa Casa de Misericórdia, que á detentora do credenciamento para os serviços de oncologia junto ao Ministério da Saúde, informou que está acompanhando e situação e atuando para a correta prestação dos serviços para oferecer todo o apoio e acolhimento aos pacientes.

A Prefeitura encaminhou a seguinte nota: "A Prefeitura de Patos de Minas informa que o Centro Oncológico AZ é uma unidade de saúde privada, com gestão própria, que atua como prestadora de serviços ao município especificamente na oferta de radioterapia para pacientes com câncer. Diante do problema exposto, a prefeitura está tomando todas as providências cabíveis para que o Centro Oncológico AZ cumpra o que está previsto em contrato”, concluiu.

Últimas Notícias

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais

Servidores da Prefeitura podem ter final de ano dos sonhos com 13º e “Rateio”; veja detalhes

Veja mais