Centro Integrado completa seis anos com mais de 150 mil chamados e 65 mil urgências atendidas
O órgão que integra o SAMU, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil é fundamental para a melhoria do atendimento dos serviços de urgência e emergência, tornando o Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro.
O Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR – está completando seis anos de atividades. O órgão que integra o SAMU, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil é fundamental para a melhoria do atendimento dos serviços de urgência e emergência, tornando o Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro cada vez mais preparado para enfrentar desastres e situações emergenciais.
O Centro Integrado estima que, desde que foi criado em Patos de Minas, já recebeu mais de 150 mil ligações da comunidade e que mais de 65 mil ocorrências de urgência e emergência foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Samu e Defesa Civil de Patos de Minas.
O CICCR foi criado através da Lei Municipal nº 7169/2015 e tem como coordenador o segundo-tenente BM João Fernandes Caixeta. O centro está instalado na Avenida Marabá nº 901, Bairro Alto Caiçaras, nas dependências do Centro Clínico Universitário, em convênio com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e integra, num mesmo espaço físico, a Defesa Civil de Patos de Minas, o Samu Municipal e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Nesse local, ainda funciona, em tempo real, os atendimentos pelos números de emergência 193 (CBMMG), 192 (Samu) e 199 (Defesa Civil) para melhor atender à população.
O órgão é responsável pela gestão de risco de desastres e gestão de desastres, além de atendimentos integrados operacionais de urgência e emergência relacionados ao atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento, socorro, prevenção, proteção e defesa civil no município. Dentre outras legislações, atua em consonância com a Lei Federal nº 12.608/12, no que se refere à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, com a Lei Federal nº 13.425/2017, que trata das medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público e, também, com a Lei Municipal nº 7371/2016, que dispõe sobre a reestruturação da Defesa Civil no município de Patos de Minas.
No início do ano de 2017, foi nomeado o coordenador do CICCR e da Defesa Civil de Patos de Minas como o representante junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Estratégia Internacional para Redução do Risco de Desastres (UNNDR) com o objetivo de tornar o município modelo, conforme as diretrizes internacionais, na campanha “Construindo Cidades Resilientes Minha Cidade está se Preparando”, no período compreendido entre 2015 e 2030.
Na região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, há ainda mais três centrais operativas, localizadas nas sedes dos municípios de Unaí, Patrocínio e Paracatu, que realizam atendimento via telefone emergencial à população nas próprias cidades com área de abrangência do 12º Batalhão de Bombeiros Militar, que compreende um total de 33 municípios dessas duas regiões, além de uma população beneficiada de aproximadamente 700 mil pessoas.