Centro integrado agiliza atendimento à população em Patos de Minas e região

Criado em 2015 e instalado nas dependências do Centro Clínico Universitário, o CICC já atendeu a mais 27 mil ocorrências.

Ação integrada dos órgãos promove resposta mais rápida à população.

Imagine reunir em um mesmo espaço diversos órgãos para que haja um atendimento mais rápido e eficiente à população. Esta é a realidade em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, após a criação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que reúne Corpo de Bombeiros, por meio da 4ª Companhia Independente de Patos de Minas, Samu e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Criado em 2015 e instalado nas dependências do Centro Clínico Universitário, o CICC já atendeu a mais 27 mil ocorrências. O órgão é responsável pelos atendimentos integrados urgência e emergência, busca e salvamento, socorro, prevenção, proteção e defesa civil no município. No mesmo espaço, funcionam ainda os atendimentos pelos números de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 192 (Samu) e em fase de instalação o número emergencial 199 (Defesa Civil). O Centro coordena também centrais 193 em Unaí, Patrocínio e Paracatu, compreendendo 33 municípios e mais de 700 mil pessoas beneficiados. Estão sendo construídos também um posto de atendimento avançado entre o CBMMG, o Samu e um depósito da Compdec para descentralizar o atendimento e permitindo que as respostas às urgências e emergências estejam ainda mais próximas à comunidade.

De acordo com o coordenador do CICC Patos de Minas, Tenente João Fernandes Caixeta, o local foi criado para dar uma resposta mais rápida e eficiente ao cidadão, por meio da união das instituições, diminuindo o tempo de resposta, atendendo com melhor qualidade, eficiência e, principalmente, com menor custo ao cidadão. Segundo ele o trabalho desenvolvido segue diretrizes e parâmetros nacionais e internacionais, na gestão para desastres, para redução do risco de desastres e, também, para adaptação às mudanças climáticas.

O oficial foi nomeado no início deste ano como representante junto à ONU e à Estratégia Internacional para Redução do Risco de Desastres (UNISDR) com o objetivo de se tornar o município como cidade modelo, conforme as diretrizes internacionais na campanha “Construindo Cidades Resilientes Minha Cidade está se Preparando”, no período compreendido entre 2015 a 2030.

Ações

No início do ano foi promovido pela 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar e parceiros, o 1º Seminário de Segurança Contra Incêndio e Pânico em Patos de Minas. O objetivo foi levar à população a importância das ações de prevenção contra incêndio, pânico e também desastres. O evento fez parte de uma campanha realizada pela ONU.

Fonte: Ascom Corpo de Bombeiro

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Motorista embriagado bate em veículo parado, tenta fugir e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais