Centro de Reabilitação Totó Veloso entrega mais de 300 cadeiras adaptadas para pacientes de Patos de Minas e região

Desse total, 58 são motorizadas

Ao longo desta semana (15 a 18 de julho), o Centro Especializado em Reabilitação (CER) Totó Veloso está entregando mais de 300 equipamentos de mobilidade adaptados, sendo 164 cadeiras de rodas - 58 delas motorizadas - e 155 cadeiras de banho. A ação contempla pacientes locais e de 20 municípios pactuados com Patos de Minas, incluindo as microrregiões de São Gotardo e João Pinheiro, por meio de programa do Ministério da Saúde vinculado à Tabela SIGTAP.


Essa é a segunda entrega do ano promovida pelo CER Totó Veloso. Em janeiro, já haviam sido distribuídas 55 cadeiras motorizadas, 60 no modelo padrão, 22 para tetraplégicos e três no modelo monobloco. Já em 2024, foram 188 cadeiras, das quais 113 eram adaptadas, 35 motorizadas e 75 para banho.


Coordenadora do CER Totó Veloso, Cirlene Kelly Bomtempo de Borba explica que o centro atua em todo o processo: desde a triagem, avaliação, prescrição e medidas até a dispensação das cadeiras. “Recebemos aqui pacientes de todas as cidades atendidas por Patos, para que possamos avaliar individualmente suas necessidades e garantir o equipamento que vai realmente fazer diferença na vida de cada um, trazendo mais autonomia, mobilidade e qualidade de vida.”


Todos os equipamentos são adaptados conforme a realidade física, clínica e social dos pacientes. As cadeiras de rodas, por exemplo, incluem modelos para tetraplégicos com ajustes posturais importantes para a prevenção de deformidades, escoliose e outras complicações. Os modelos motorizados, por sua vez, seguem critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como condições físicas e cognitivas do paciente e avaliação do ambiente domiciliar. “Elas proporcionam independência para pessoas que perderam a marcha e não conseguem impulsionar manualmente a cadeira, sendo fundamentais para o convívio social e locomoção em distâncias maiores”, explica a fisioterapeuta do CER Pamela Stelle.


As cadeiras de banho também são prescritas conforme a necessidade funcional do paciente. Atualmente o CER trabalha com quatro modelos, incluindo assento sanitário, assento higiênico e cadeira reclinável. “Cada prescrição é feita de forma personalizada, levando em conta as limitações, o contexto familiar e até a rotina de higiene do paciente. Nosso objetivo é proporcionar conforto, segurança e diminuir a sobrecarga dos cuidadores”, complementa a profissional.


Para ter acesso a uma cadeira de rodas ou a outros meios auxiliares de locomoção, o paciente deve procurar primeiramente a unidade de Saúde da Família de referência. O pedido pode ser feito por médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional da rede pública. Após autorização da Secretaria Municipal de Saúde, o caso é encaminhado ao CER Totó Veloso, que realiza as avaliações técnicas e inclui o paciente na fila de espera para participação nos mutirões de medição, realizados de uma a duas vezes ao ano.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

PM Rodoviária inicia operação Pré-Carnaval 2026 com radares portáteis e etilômetros

Veja mais

Policiais sentem forte odor de maconha e encontram grande quantidade de drogas em residência

Veja mais

Princípio de incêndio em carro mobiliza Corpo de Bombeiros até estacionamento no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Flipatos 2026! Patos de Minas terá Festival Literário Internacional no segundo semestre deste ano

Veja mais

Devedor ostenta, mas diz não ter bens. Como receber? Doutor Brian esclarece o que diz a lei

Veja mais

Homem furta drogaria, é atropelado horas depois e acaba preso quando recebia atendimento no hospital

Veja mais