Centenas de Pombos fazem morada em torre de energia da Cemig no bairro Santo Antônio

Os chamados pombos domésticos transmitem uma série de doenças, que vão desde uma simples alergia até sérios problemas de respiração.

As aves fizeram morada em uma torre de energia elétrica da Cemig e vem se multiplicando.

O Projeto da Vigilância Sanitária de conscientizar a população para conter a praga em que se transformou a presença de pombos no perímetro urbano de Patos de Minas ainda não surtiu o efeito desejado. No bairro Santo Antônio, as aves fizeram morada em uma torre de energia elétrica da Cemig e vem se multiplicando.

De longe é possível ver a revoando dos pombos sobre o bairro. A beleza da imagem, no entanto, não condiz com o perigo que essas aves representam para os humanos.  Os chamados pombos domésticos transmitem uma série de doenças, que vão desde uma simples alergia até sérios problemas de respiração.

O risco de contaminação está nas fezes dos pombos. Elas contêm fungos que podem facilmente ser inalados junto com a poeira. Esses fungos podem provocar micoses e problemas respiratórios semelhantes à meningite, como histoplasmose e criptococose ou a clamidiose (bactéria), que causa sintomas variados, de febre à problemas na respiração.

Em Patos de Minas, os pombos se transformaram em uma praga urbana. Eles estão presentes em praças, construções abandonadas e também no Mercado Municipal. A Vigilância Sanitária orienta as pessoas a não alimentarem essas aves. Sem comida, os pombos tendem a migrar para outras áreas.

Últimas Notícias

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais

Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas

Veja mais

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais