Centenas de Pombos fazem morada em torre de energia da Cemig no bairro Santo Antônio

Os chamados pombos domésticos transmitem uma série de doenças, que vão desde uma simples alergia até sérios problemas de respiração.

As aves fizeram morada em uma torre de energia elétrica da Cemig e vem se multiplicando.

O Projeto da Vigilância Sanitária de conscientizar a população para conter a praga em que se transformou a presença de pombos no perímetro urbano de Patos de Minas ainda não surtiu o efeito desejado. No bairro Santo Antônio, as aves fizeram morada em uma torre de energia elétrica da Cemig e vem se multiplicando.

De longe é possível ver a revoando dos pombos sobre o bairro. A beleza da imagem, no entanto, não condiz com o perigo que essas aves representam para os humanos.  Os chamados pombos domésticos transmitem uma série de doenças, que vão desde uma simples alergia até sérios problemas de respiração.

O risco de contaminação está nas fezes dos pombos. Elas contêm fungos que podem facilmente ser inalados junto com a poeira. Esses fungos podem provocar micoses e problemas respiratórios semelhantes à meningite, como histoplasmose e criptococose ou a clamidiose (bactéria), que causa sintomas variados, de febre à problemas na respiração.

Em Patos de Minas, os pombos se transformaram em uma praga urbana. Eles estão presentes em praças, construções abandonadas e também no Mercado Municipal. A Vigilância Sanitária orienta as pessoas a não alimentarem essas aves. Sem comida, os pombos tendem a migrar para outras áreas.

Últimas Notícias

Bombeiro escala árvore gigante para resgatar gatinho que subiu e não conseguia descer

Veja mais

Criminosos clonam voz de advogada de Patos de Minas com inteligência artificial para aplicar golpes

Veja mais

Diarista é indiciada por furto de joia em Patos de Minas; ela é suspeita de outros crimes

Veja mais

Núcleo de Pesquisas do Unipam abre inscrições para Programa de Bolsas de Iniciação Científica

Veja mais

Ladrões arrombam padrões para furtar fios e deixam empresas no prejuízo e sem energia elétrica

Veja mais

Biblioteca João XXIII realiza feira com mais de 400 livros disponíveis para troca em Patos de Minas

Veja mais