Centenas de mesários passam por treinamento para atuarem nas eleições da região

Para as quatro cidades abrangidas pelas zonas eleitorais com sede em Patos de Minas, serão mais de 1600 voluntários.


O chefe do Cartório Eleitoral, Gilson Bontempo dos Reis, presidiu o treinamento.
Para as quatro cidades abrangidas pelas zonas eleitorais com sede em Patos de Minas, serão mais de 1600 voluntários. Muitos deles foram até o Teatro Municipal na noite dessa quarta-feira (12) para receber as informações sobre como atuarão no dia 7 de outubro. Cada um deles recebeu um manual de orientações com todas as informações que os auxiliarão no dia da votação.

O chefe do Cartório Eleitoral, Gilson Bontempo dos Reis, presidiu o treinamento. Informações importantes sobre os procedimentos que deverão ser adotados durante a votação foram repassados aos mesários. Códigos e informações sobre as urnas eletrônicas foram explicados para não haver problema no dia das eleições.

Além disso, outras informações foram repassadas aos mesários. A instalação das urnas eletrônicas vai acontecer às 7h do dia 07 de outubro e a votação começará às 8h. Não serão permitidas propagandas pelos eleitores, fiscais ou mesários. Se houver dúvida na identificação do eleitor, o juiz eleitoral deverá ser chamado para decidir a controvérsia.

Os mesários ainda receberam informações sobre os procedimentos de como solucionar problemas com a urna eletrônica e sobre a justificativa eleitoral. Nesse caso, o eleitor que estiver fora de seu domicílio poderá justificar seu voto em qualquer seção eleitoral onde esteja, bastando apenas apresentar o Formulário de Justificativa Eleitoral (RJE) devidamente preenchido.

O encerramento das votações vai acontecer às 17h. Depois disso, os mesários deverão seguir os procedimentos de encerramento, conforme consta no manual de informações e que a própria urna orientará. A atuação como mesário nas eleições é voluntária e não há remuneração para o trabalho prestado. O mesário receberá um auxílio-alimentação e terá direito a 2 dias de folga em seu trabalho (público ou privado) para cada dia trabalhado nas eleições.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais