CEMIG publica tabela com reajuste de cerca de 8% a ser cobrado dos contribuintes em Janeiro

O aumento médio será de cerca de 8% nesse mês de Janeiro, quando o custo para produzir a energia será maior.

A Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG – publicou uma tabela informando aos contribuintes residenciais a forma de cálculo da energia elétrica que passará a vigorar a partir de Janeiro de 2015. E os mineiros vão começar o ano sentindo no bolso. O aumento médio será de cerca de 8% nesse mês de Janeiro, quando o custo para produzir a energia será maior.

A partir de 1º de Janeiro entrará em vigor o Sistema de Bandeiras Tarifárias. O novo modelo pretende adaptar de maneira dinâmica os custos extras de curto prazo na geração de energia à tarifa dos consumidores. Ou seja, as oscilações dos preços ocasionadas pelas variações hidrológicas e a maior utilização das usinas termelétricas serão sinalizadas ao consumidor conforme cada período.

Os consumidores da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig fazem parte do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que engloba os estados das duas regiões, além do Acre e de Rondônia. A bandeira definida pela Aneel, para vigorar em cada mês, será a mesma para os consumidores desses estados, com exceção do Acre, que não faz parte do Sistema Interligado Nacional. O restante do país está organizado em outros três subsistemas: Sul, Nordeste e Norte.

De acordo com o gerente de Gestão e Controle do Faturamento de Energia Elétrica da Cemig, Mauro Marinho Campos, as bandeiras tarifárias serão três, como um semáforo, e serão representadas pelas cores verde, amarela e vermelha.

“A bandeira verde sinaliza condições favoráveis de geração de energia. Portanto, a tarifa não sofrerá nenhum acréscimo. Por sua vez, a bandeira amarela indica um sinal de atenção, pois as condições de geração são menos favoráveis, com algumas termelétricas operando. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,015 para cada kWh consumido. Já a bandeira vermelha sinaliza que a oferta de energia para atender a demanda dos consumidores ocorre com maiores custos de geração, com muitas termelétricas operando. A tarifa sobre acréscimo de R$ 0,03 para cada kWh consumido”, explica.

Vale ressaltar que na Conta de Energia Elétrica não haverá nenhuma imagem de bandeira sinalizando a cor da tarifa vigente, mas será destacado, no campo "Valores Faturados", o custo adicional relativo à aplicação da bandeira tarifária vigente no período. Além disso, o consumidor poderá consultar, no site da Cemig e da Aneel a Bandeira Tarifária vigente naquele mês.

Economia de energia

A implantação das bandeiras tarifárias vai permitir que o consumidor gerencie melhor o consumo. Dessa forma,  alguns hábitos simples podem ser adotados sem perda do conforto, proporcionando a utilização racional da energia elétrica. Além de reduzir a conta de energia no fim do mês, a população pode ajudar o país a recuperar de um ano em condições hidrológicas desfavoráveis.

Uma das principais medidas é a chave de temperatura do chuveiro para o verão, nesta época do ano. O chuveiro é um dos equipamentos que mais consome energia, devido à sua potência - que é muito alta. Mudando o seletor de temperatura da posição "inverno" para a posição "verão" a potência é reduzida em 30%, proporcionando uma redução no consumo ao final do mês de até 10%.

Outro eletrodoméstico que consome muita energia é a geladeira, devido ao seu tempo diário de uso. Um equipamento em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês, mas é comum encontrar geladeiras, em más condições de conservação, funcionando mais de 600 horas por mês.

Com relação ao ar condicionado, o ideal é que ele seja ligado depois de garantir que o ambiente a ser climatizado esteja totalmente fechado, verificando portas e janelas. O aparelho deve ser dimensionado de acordo com a área do ambiente a ser climatizado.

Essas e outras medidas são importantes para o consumo consciente da energia no Brasil. Seguindo essa tendência, o Programa Energia Inteligente, da Cemig, é focado na eficiência energética e promoção de iniciativas voltadas para uso consciente e eficaz da energia elétrica.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais

Motorista fica ferido após bater em caminhão, em mais uma acidente na BR 365

Veja mais

Motorista de 50 anos morre preso às ferragens em batida frontal na BR 365

Veja mais

Enciumada, jovem pega a arma do ex-namorado e dispara contra ele; os dois acabaram presos

Veja mais

Ilhas temáticas de comidas e bebidas, mais de 50 garçons: o que o Réveillon Viva está preparando

Veja mais

Veículos batem de frente na MG 188, em Vazante e deixam três pessoas feridas

Veja mais