Cemig passa a inserir clientes no Cadastro Positivo e pode beneficiar quem busca crédito

Iniciativa facilita obtenção de crédito a consumidores com contas de luz pagas em dia

A Cemig começou, neste mês de maio, a comunicar o comportamento de pagamento de clientes ao banco de dados do Cadastro Positivo. Trata-se de uma base com informações relativas ao histórico de crédito e um conjunto de dados sobre obrigações financeiras de pessoas físicas e jurídicas. Com a iniciativa, os clientes da companhia passam a ser visíveis positivamente no mercado de crédito, o que beneficiará especialmente aqueles cujas contas de energia são habitualmente pagas em dia.

A partir da inclusão, clientes com bom comportamento de pagamento junto à Cemig podem ser identificados pelos sistemas operadores de crédito, como bancos e financiadoras. Isso pode ajudá-los a obter melhores condições na hora de realizar suas compras, uma vez que a empresa compartilha o histórico de pagamento desses clientes com os birôs de crédito que fazem parte da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), em conformidade com a Lei do Cadastro Positivo e de Privacidade e Proteção de Dados.

Desde 2019, o modelo de adesão ao Cadastro Positivo favorece mais de 22 milhões de pessoas no país. Esse número tende a aumentar com a entrada do setor de energia. O cadastro reúne o histórico de crédito de consumidores e empresas, como em financiamentos, empréstimos, comércio, cartões de crédito e contas como as de luz. Desta forma, empresas podem oferecer juros menores aos consumidores que pagam pontualmente suas faturas.

Cadastro Positivo

A inclusão no Cadastro Positivo é automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que se relacionam com o mercado de crédito. Para o cliente que deseja consultar o Cadastro Positivo utilizando seu histórico de pagamento, para ser reconhecido como bom pagador no mercado e aumentar suas chances de conseguir crédito e benefícios, basta se cadastrar gratuitamente em um dos sites dos birôs de crédito:

- SERASA: serasa.com.br/cadastro-positivo

- BoaVista: consumidorpositivo.com.br

- Quod: quod.com.br/cadastro-positivo

- SPC Brasil: spcbrasil.org.br/cadastropositivo/consumidor

- TransUnion: transunion.com.br/pessoas

Ferramenta para exercício da cidadania

A iniciativa beneficia toda a sociedade, especialmente a população de menor poder aquisitivo. É o que explica Douglas Heleno Penaforte, gerente de Privacidade e Proteção de Dados da Cemig. “O Cadastro Positivo permite que o cliente seja identificado como bom pagador, mesmo sem renda comprovada, e tenha possibilidades de crédito com menores juros em empréstimos e financiamentos”, comenta.

"Assim, boa parte dos mais de 9 milhões de clientes da Cemig e da população mineira economicamente ativa passa a ter, por meio do relacionamento com a companhia, uma forma a mais de exercer sua cidadania", completa o gerente.

Para mais informações sobre o Cadastro Positivo, acesse o portal da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC).

Fonte: Ascom CEMIG

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais