Cemig instala religadores na rede elétrica para evitar falta de energia na região norte de Patos de Minas

Rede de distribuição da cidade vai receber cinco novos religadores, entre outras melhoria

Moradores dos Bairros São Geraldo, Caramuru, Nossa Senhora de Fátima e Coração Eucarístico, na Região Norte de Patos de Minas, sofreram nos últimos dias com a interrupção de energia. Com o objetivo de modernizar o sistema elétrico, nesta semana, a Cemig vai instalar cinco novos religadores e realizar outras melhorias na rede de distribuição de média tensão (13.800 Volts), ampliando o número desses equipamentos instalados na rede elétrica da cidade.

Os trabalhos para instalação dos novos equipamentos acontecem nos dias 30 e 31/08 e 01/09. As melhorias serão realizadas sem interromper o fornecimento de energia, com a utilização do recurso de “linha viva”. Nessa técnica, os eletricistas trabalham com a rede ligada, em contato direto com a eletricidade mediante o uso de equipamentos de proteção individual - EPIs.

Aliados a outros dispositivos de proteção, os religadores trazem um grande benefício para a continuidade do fornecimento de energia, pois recompõem o sistema elétrico automaticamente, no menor tempo possível, em caso de interrupções por defeitos transitórios.

“Os religadores são equipamentos muito versáteis que buscam atender diversas necessidades, como em áreas com grande concentração populacional e de manutenção da vida, como unidades de saúde, por exemplo, e assim garantir a continuidade do abastecimento para o maior número de clientes em caso de uma oscilação transitória na rede elétrica”, afirma Paulo Gustavo dos Reis Oliveira, engenheiro líder da Cemig em Patos de Minas.

Caso haja um problema na rede elétrica de distribuição, os religadores automáticos realizam ciclos de aberturas e fechamentos do sistema elétrico. Visto que a maioria das falhas de alimentação é passageira e é provocada por ventanias, raios ou materiais externos em contato com a rede elétrica, esses equipamentos solucionam, na maioria das vezes e de forma rápida, essas ocorrências temporárias, além de isolar os trechos com defeitos, em casos mais complexos.

Fonte: Ascom CEMIG

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais