Cemig inicia temporada de peixamento na bacia do Rio Grande

A Cemig inicia a temporada de peixamentos de 2009 na bacia hidrográfica do Rio Grande, dentro do Programa Peixe Vivo.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) inicia a temporada de peixamentos de 2009 na bacia hidrográfica do Rio Grande, dentro do Programa Peixe Vivo, criado para preservar as espécies nas bacias onde a Cemig tem usinas. Os trabalhos têm início nesta semana, na região de Campo das Vertentes e Sul de Minas. Até o final da safra 2008/2009, no próximo mês de maio, a empresa prevê mais 51 eventos, a maioria com a participação da comunidade, em 43 municípios da Bacia do Rio Paraná, onde estão localizados os rios Grande e Paranaíba.

Os alevinos são produzidos nos viveiros das estações ambientais de Volta Grande e Itutinga e em tanques de piscicultura de propriedades rurais, resultado de uma parceria com produtores que recebem assistência técnica e pós-larvas de espécies de peixes nativas e disponibilizam 50% da produção dos tanques para soltura. No ano passado, foram soltos cerca de 700 mil peixes de oito espécies na região.

Para o analista ambiental da Cemig e coordenador das atividades de piscicultura na estação de Itutinga, Oscar Moura, os peixamentos são uma forma de valorizar a importância dos ecossistemas aquáticos, repovoando os rios somente com espécies nativas. Oscar também promove a marcação de alguns indivíduos soltos buscando colher informações sobre o comportamento dos peixes, incluindo rotas migratórias, desenvolvimento e reprodução, e a eficiência do trabalho.

Machado Mineiro

A Cemig também iniciou seus trabalhos nas bacias dos rios Pardo e Jequitinhonha, com a realização de dois peixamentos, em fevereiro, nos municípios de Águas Vermelhas e Virgem da Lapa, onde estudantes e autoridades locais participaram. Os peixes são produzidos na Estação de Piscicultura de Machado Mineiro, em parceria com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento Tecnológico (Fadetec) da Escola Agrotécnica Federal de Salinas.



Segundo Luciano Xavier dos Santos, zootecnista da Fadetec, a previsão é de finalizar a safra 2008/2009 com uma produção de quase três toneladas. Metade desse total será solta na Bacia do Jequitinhonha, onde as atividades de repovoamento começaram em 2007. O número de alevinos soltos no Rio é cinco vezes maior que o da última safra.

Últimas Notícias

Atleta patense do Vôlei Renata de Campinas comemora o título de vice-campeão da Superliga

Veja mais

Jovem tem moto furtada em frente à casa da namorada, mas acusado acaba preso pela PM

Veja mais

Patos de Minas abre 1.500 vagas de emprego em março e bate recorde para um único mês

Veja mais

Homem descumpre medida protetiva se recusando a sair de casa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais