Cemig diz que penaliza empresas que fazem mau uso dos postes, mas problemas com fiação continuam

O mau uso continua na cidade e as denúncias devem ser feitas na própria companhia por meio do 116.

A pedido do Patos Hoje, a CEMIG encaminhou, nesta quinta-feira (18), um esclarecimento sobre como funciona a administração das diversas fiações nos postes de energia elétrica de Patos de Minas. Muitos acabam caindo e ficando por dias soltos em via pública. Além de causar um aspecto visual nada agradável, pode causar acidentes como já ocorridos em Patos de Minas. A companhia diz que penaliza o uso irregular ou sem autorização. As empresas de telecomunicações pagam pelo uso, mas a manutenção dessas redes seria de responsabilidade dessas empresas. O mau uso continua na cidade e as denúncias devem ser feitas na própria companhia por meio do 116.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da CEMIG, o compartilhamento de postes de distribuição de energia elétrica com as empresas de telecomunicações se dá em cumprimento às resoluções conjuntas das agências reguladoras de ambos os setores, Aneel e Anatel. Tais resoluções definem que a responsabilidade pela operação e manutenção da rede de telecomunicações é das respectivas empresas de telecomunicações.

Ainda segundo a Assessoria da CEMIG, quando a empresa identifica uso irregular dos postes, recebe uma denúncia ou aborda uma empresa de telecomunicações lançando cabos nos postes sem a autorização, interrompe o serviço e penaliza a empresa conforme o contrato. A Cemig tem, ainda, instruído as empresas que compartilham os postes para que busquem uma melhor gestão de seus próprios ativos, cuja manutenção é de ‘inteira responsabilidade’ delas, de modo a trazer mais segurança à população, às redes de telecomunicações e à rede de distribuição de energia elétrica. A companhia informou que as empresas de telecomunicações pagam pelo uso, mas a manutenção dessas redes é de responsabilidade dessas empresas.


No entanto, em Patos de Minas, foi aprovada uma lei municipal que responsabiliza a CEMIG por mau uso da fiação nos postes da cidade. Pela lei 8327/2022, a CEMIG é obrigada a alinhar os fios ou cabos, retirar os fios ou cabos inutilizados, notificar as demais empresas que compartilham a utilização dos postes  para suporte de seus cabeamentos ou fiações a também realizarem o alinhamento ou a retirada dos fios, cabos e demais petrechos inutilizados.

Ao identificar uma situação dessa natureza, seja fiação baixa ou caída ao solo, o cliente pode entrar em contato com a Cemig por meio do telefone 116, preferencialmente identificando a cessionária de telecomunicações proprietária do cabo por meio da plaquinha que a identifica, bem como e, especialmente, informando o local e o problema a ser corrigido, para que a Cemig acione a empresa e/ou encaminhe uma equipe para eliminar a condição de risco, caso haja.

Mas o mais importante: a Cemig ressaltou que, de forma nenhuma, as pessoas devem manipular ou encostar nos cabos, pois, mesmo no caso de cabos de telefonia e internet, eles podem estar energizados e provocar acidentes com a rede elétrica.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais