CDL de Patos de Minas alerta comerciantes para o golpe da lista telefônica
Uma editora de listas estaria ligando para empresas da cidade e colhendo informações que acabam se transformando em um contrato.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Patos de Minas emitiu um comunicado alertando os comerciantes para um golpe que vem sendo registrado com frequência na cidade. Uma editora de listas estaria ligando para empresas da cidade e colhendo informações que no futuro acabam se transformando em um contrato.
De acordo com o comunicado da CDL , tudo começa com uma ligação da empresa para os possíveis clientes com o pretexto de “confirmação de dados cadastrais, sem deixar claro que se trata de uma proposta de serviço para a divulgação do endereço em listas telefônicas. Na sequência, a pessoa recebe, via correio ou fax, o que seria a “ficha de atualização de dados”, o que na verdade seria um contrato, que visa a coleta da assinatura do “cliente” e a cobrança do que, aparentemente, seria uma parcela de adesão (valores variáveis).
O golpe não para por aí. Em letras miúdas, o documento traz a informação de que seriam mais parcelas, chegando a até 12 prestações em alguns casos. Logo após a empresa refaz o contato cobrando o pagamento da dívida. Se a empresa se recusar a fazer este pagamento, recebe uma ligação do que é chamado departamento jurídico da empresa. Este é o golpe que vem sendo aplicado pela Classitel Editora de Listas Ltda.
Segundo a CDL não é a primeira vez que este tipo de golpe é aplicado na região, e várias empresas já foram vítimas. A Câmara de Dirigentes Lojistas alerta os comerciantes e orienta a buscar informações nas entidades de classe e junto ao Procon antes de fazer qualquer pagamento.
Autor: Maurício Rocha