Casos de dengue não param e equipamentos da UPA III são usados em emergência

A Prefeitura Municipal teve que transferir os equipamentos da Upa Porte III do Jardim Peluzzo para fazer o atendimento.


Dezenas de pessoas procuraram a Unidade de Pronto Atendimento da Avenida Marabá, na manhã desta terça-feira (16).
Os números da epidemia de dengue em Patos de Minas não param de crescer. Dezenas de pessoas procuraram a Unidade de Pronto Atendimento da Avenida Marabá, na manhã desta terça-feira (16), com sintomas da doença. A Prefeitura Municipal teve que transferir os equipamentos da Upa Porte III do Jardim Peluzzo para fazer o atendimento. Uma tenda pode ser montada para tratar os casos.

Com a escala médica completa e à espera de um reforço no quadro de profissionais da área de farmácia e enfermagem, a UPA continua com diversos pacientes na fila à espera de atendimento. De acordo com a responsável técnica, Inês Rosário, apenas na noite dessa segunda-feira (15), foram feitas 109 notificações e os pacientes não param de chegar.

Muitos chegam de hora em hora com sintomas da doença. Para possibilitar o atendimento, a prefeitura pegou emprestado, na noite dessa segunda, equipamentos da UPA do Jardim Peluzzo que está parada à espera da contratação de profissionais. Onze poltronas e 14 suportes de soro foram levados para a UPA da Marabá. A prefeitura cogitou em até armar uma tenda para poder tratar os pacientes.

De acordo com Sueli Maria de Souza Santos, gerente administrativo da UPA, a maioria dos pacientes que procurou a unidade nesta manhã está com sintomas de dengue. A situação é preocupante. São várias as pessoas que estão buscando a unidade com os sintomas da doença, que são: febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos e manchas no corpo.

A diretora epidemiológica do município, Mariah Figueiredo, informou que as pessoas que estiverem com os sintomas devem se hidratar e procurar a Unidade de Pronto Atendimento mais perto de casa e não precisa ser o Mini-hospital. “Qualquer unidade está preparada para atender as pessoas com suspeita de dengue”, informou.

Mariah informou que foi registrado o óbito de uma pessoa com suspeita de dengue em Patos de Minas. No entanto, ela explicou que a morte pode ter ocorrido por outras doenças, já que não houve exame para ser feita a confirmação. Segundo ela, a morte pode ter sido por febre amarela ou hantavirose, por exemplo, uma vez que os sintomas são parecidos.

De acordo com a diretora, a previsão é de que essa epidemia continue na cidade por cerca de 3 semanas. E para diminuir, a população deve continuar contribuindo com o trabalho de prevenção. As pessoas devem eliminar os locais que acumulam água parada e que servem como criadouro do mosquito Aedes Aegypti. “É preciso que todos se conscientizem, porque se deixar só para o poder público a situação vai ficar muito mais séria”, ressaltou.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais