Casarão centenário em Santana de Patos vira problema para os moradores

Os vizinhos reclamam principalmente da grande quantidade de escorpiões.


A estrutura em estilo colonial teria sido construída por escravos há mais de 100 anos e está caindo aos pedaços.
Os moradores de Santana de Patos, o distrito mais antigo de Patos de Minas, estão preocupados com a situação do casarão centenário que existe na praça da igreja. A estrutura está em ruínas e se transformou em morada para animais peçonhentos. Os vizinhos reclamam principalmente da grande quantidade de escorpiões.

Se existe todo um cuidado com o patrimônio histórico no perímetro urbano, na zona rural de Patos de Minas imóveis centenários estão abandonados. Um exemplo é o casarão construído na praça da igreja de Santana de Patos. A estrutura em estilo colonial teria sido construída por escravos há mais de 100 anos e está caindo aos pedaços.

As paredes do casarão foram feitas de adobe e o piso de tábua corrida. O que chama a atenção, no entanto, são as escadarias e os muros feitos de pedras gigantescas. O imóvel faz parte do inventário do Patrimônio Histórico de Patos de Minas e esta parte da casa, por lei, deverá ser protegida.

O estado de conservação da casa, no entanto, preocupa. A maior parte do teto já desabou. O piso está apodrecendo e as paredes ameaçam cair. O mato cresce dentro dos cômodos. De acordo com o arquiteto da prefeitura, Alex Borges, mesmo se o casarão vier abaixo, as escadarias de pedra e os muros devem ser protegidos.

Além da perda de um bem histórico, a preocupação dos moradores é com o abandono do casarão. Eles reclamam que o lugar se transformou em morada de animais peçonhentos que são uma ameaça para todos. Eles pedem uma solução para o problema.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais