Casa centenária inventariada pelo Patrimônio Histórico desaba e órgãos avaliam situação

O caso será levado ao Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico e também ao Ministério Público.

O teto e paredes da casa foram ao chão.

Parte de uma casa do início do século XX em Patos de Minas acabou desabando nos últimos dias. O imóvel situado na Praça Nossa Senhora de Fátima, Bairro Rosário, é um bem inventariado, ou seja, protegido temporariamente pelo Patrimônio Histórico. O caso será levado ao Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico- (Condepahc) e também ao Ministério Público. A residência estava sem morador. O teto e paredes foram ao chão.

Geenes Alves, Diretor de Memória e Patrimônio Cultural do Município de Patos de Minas, informou que a casa de propriedade particular é do princípio do século XX, por volta de 1910, e possui estilo colonial. Ela estava inventariada pelo Patrimônio Histórico e o Ministério Público havia solicitado uma reunião do Condepahc para eventual tombamento, que seria a proteção permanente do bem.

Os conselheiros poderiam também liberar definitivamente o bem do plano do inventário. No entanto, como houve o desabamento, um relatório está sendo produzido pelos técnicos da Prefeitura e será marcada uma reunião para que o Condepahc avalie o que será feito. O Ministério Público também avaliará e se posicionará sobre o caso.

Se o imóvel for mesmo considerado de relevância para o patrimônio cultural do município poderá haver diversas situações. O proprietário pode ser responsabilizado pelo desabamento, inclusive com pagamento de multa e obrigação de tomar medidas para reconstrução ou que simplesmente proteja a memória.

Técnicos do Ministério Público de Belo Horizonte também podem ser chamados para avaliar o que pode ser feito. Um imóvel em situação parecida na Rua Major Jerônimo terminou em multa para o proprietário e medidas que ajudam a preservar a memória do imóvel. A residência havia se incendiado.

O dono do imóvel informou que ela caiu devido às chuvas dos últimos dias. Uma ocorrência policial relatando o caso foi registrada pelo proprietário. O relatório que está sendo produzido também verificará esta questão.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais