Canalização na avenida Fátima Porto avança e obra pode ser concluída antes do prazo previsto

O primeiro trecho de canalização da avenida Fátima Porto foi feito há mais de 10 anos e desde então a obra ficou parada.

A canalização de mais um trecho do Córrego do Monjolo avança, e quem passa pelo local das obras já consegue ter ideia de como ficará a intervenção. O canal já foi escavado para ampliar a capacidade do leito e cerca de 80% da estrutura de concreto já foi fixada. Durante esta fase o curso d'água é desviado por tubulações. O primeiro trecho de canalização da avenida Fátima Porto foi feito há mais de 10 anos e desde então a obra ficou parada.

A intervenção na Avenida Fátima Porto começou este ano. No dia 15 de fevereiro a ponte em concreto armado que ficava no cruzamento das avenidas Piauí e Fátima Porto foi demolida. A área era o ponto mais crítico do canal em relação ao escoamento das águas. A ponte dificultava a livre passagem do curso d'água, e deixava a região propícia a alagamentos. Em substituição, outra ponte, com novas proporções, será construída.

Atualmente a obra está na fase estrutural, com a instalação da base e da parede do canal, em concreto armado. Na sequência vem a execução dos drenos laterais em todo o trecho em obras. Quando esta etapa for concluída, a obra entra na fase de reaterro, quando o vão entre a parede do leito e a rua é preenchido com terra. Depois disso, a nova ponte será construída conforme parâmetros definidos em projeto (em substituição à que foi demolida) e instalado o guarda-corpo metálico. Ainda será feito o plantio de mudas de palmeiras nas duas margens, em quantidade superior à que havia no local.

A obra de canalização desse trecho do Córrego do Monjolo, orçada em cerca de R$ 12 milhões, é custeada com recursos próprios do município e também com os R$ 7 milhões advindos de indenização da Vale. A previsão inicial era de que ela fosse totalmente executada em 18 meses, mas a construtora responsável está confiante que esse prazo seja reduzido.

Canalização completa: A administração municipal já tem projeto atualizado para a outra parte da obra, que significará a canalização completa na Avenida Fátima Porto, chegando à Avenida Juscelino Kubitschek. Os recursos para viabilizar a conclusão de todo o canal estão sendo buscados pelo município.


Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais