Campanha permanente contra o assédio é aprovada em primeiro turno na câmara de Patos de Minas

Agora ele segue para votação em segundo turno e, em seguida, para a sansão do prefeito municipal.

Os vereadores de Patos de Minas aprovaram em primeiro turno um projeto de lei que institui a campanha permanente contra o assédio sexual no transporte público no município. O projeto é de autoria do Vereador Daniel Amorim Gomes e foi aprovado por unanimidade em primeiro turno durante a reunião ordinária da câmara desta quinta-feira (29). Agora ele segue para votação em segundo turno e, em seguida, para a sansão do prefeito municipal.

Segundo o vereador, a valorização da mulher não se dá apenas com menções no dia 08 de março. “A defesa dos direitos da mulher é diária e isso inclui políticas públicas que visem coibir assédio e todo tipo de violência” disse ele. Ainda de acordo com o vereador, a importância do projeto está em garantir que o poder público se comprometa não só na conscientização sobre o tema, mas para divulgar os canais de denúncia.

“Poderão ser divulgados, por exemplo, o Centro de Referência da Mulher, órgão público que dispõe de profissionais capacitados para o atendimento à mulher vítima de violência, incluindo a sexual. E também o 180, Central de Atendimento à Mulher, que presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência” relatou ele. O Vereador disse ainda que medidas assim, faz com que as mulheres se encorajem e se sintam protegidas ao utilizar o transporte público. “A mulher pode sentir-se protegida ao saber que pode acionar o motorista em sua defesa ou mesmo sabendo que há um interesse social de que seus direitos sejam divulgados e protegidos”.

Perguntamos se o parlamentar tem conhecimento de alguém que tenha passado por situações de assédio em transporte público. Ele respondeu dizendo que sim e que a pessoa não fez a denúncia por não saber a quem recorrer. “A pessoa não quis se identificar nem fazer denúncia porque acha que "não vai dar em nada". Além do mais, nem sabia a quem recorrer justamente por esses canais não serem amplamente divulgados, sobretudo nos meios mais acessíveis à população de baixa renda. Tem ainda o medo da culpabilização da vítima, medo da exposição etc”.

Ele ainda disse que o transporte público será o primeiro foco do projeto e que posteriormente ele se expandirá por outros ambientes a partir de outros projetos.

Últimas Notícias

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais

Policiais arrombam porta de quarto e prendem homem que danificou carro e agrediu esposa

Veja mais

Condutor inabilitado bate em portão, foge do local e é preso com sintomas de embriaguez, em Patos de Minas

Veja mais

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Grave acidente na BR040 envolvendo carreta e dois carros tira a vida de médica de Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais