Campanha permanente contra o assédio é aprovada em primeiro turno na câmara de Patos de Minas

Agora ele segue para votação em segundo turno e, em seguida, para a sansão do prefeito municipal.

Os vereadores de Patos de Minas aprovaram em primeiro turno um projeto de lei que institui a campanha permanente contra o assédio sexual no transporte público no município. O projeto é de autoria do Vereador Daniel Amorim Gomes e foi aprovado por unanimidade em primeiro turno durante a reunião ordinária da câmara desta quinta-feira (29). Agora ele segue para votação em segundo turno e, em seguida, para a sansão do prefeito municipal.

Segundo o vereador, a valorização da mulher não se dá apenas com menções no dia 08 de março. “A defesa dos direitos da mulher é diária e isso inclui políticas públicas que visem coibir assédio e todo tipo de violência” disse ele. Ainda de acordo com o vereador, a importância do projeto está em garantir que o poder público se comprometa não só na conscientização sobre o tema, mas para divulgar os canais de denúncia.

“Poderão ser divulgados, por exemplo, o Centro de Referência da Mulher, órgão público que dispõe de profissionais capacitados para o atendimento à mulher vítima de violência, incluindo a sexual. E também o 180, Central de Atendimento à Mulher, que presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência” relatou ele. O Vereador disse ainda que medidas assim, faz com que as mulheres se encorajem e se sintam protegidas ao utilizar o transporte público. “A mulher pode sentir-se protegida ao saber que pode acionar o motorista em sua defesa ou mesmo sabendo que há um interesse social de que seus direitos sejam divulgados e protegidos”.

Perguntamos se o parlamentar tem conhecimento de alguém que tenha passado por situações de assédio em transporte público. Ele respondeu dizendo que sim e que a pessoa não fez a denúncia por não saber a quem recorrer. “A pessoa não quis se identificar nem fazer denúncia porque acha que "não vai dar em nada". Além do mais, nem sabia a quem recorrer justamente por esses canais não serem amplamente divulgados, sobretudo nos meios mais acessíveis à população de baixa renda. Tem ainda o medo da culpabilização da vítima, medo da exposição etc”.

Ele ainda disse que o transporte público será o primeiro foco do projeto e que posteriormente ele se expandirá por outros ambientes a partir de outros projetos.

Últimas Notícias

Em taque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais

Bazar de Santo Antônio reúne mais de 10.000 itens com preço baixo, nesta quinta-feira

Veja mais

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais