Campanha é lançada para acabar com o desrespeito às vagas para deficientes físicos

Panfletos com os dizeres “Esta vaga não é sua nem por um minuto” foram distribuídos na região central.


Em Patos de Minas são apenas quatro vagas destinadas exclusivamente para deficientes físicos e elas nunca estão disponíveis.
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e a Associação Paralímpica de Patos de Minas iniciaram uma campanha esta semana para tentar conscientizar os motoristas para que eles não ocupem as vagas destinadas aos deficientes. Panfletos com os dizeres “Esta vaga não é sua nem por um minuto” foram distribuídos na região central.

A legislação determina que pelo menos 2% das vagas de estacionamento sejam destinadas para motoristas com deficiência física. É uma forma de compensar a dificuldade maior de locomoção desse público. As vagas são distribuídas em pontos estratégicos e devem ser usadas exclusivamente por deficientes físicos. O problema, no entanto, é o desrespeito.

Em Patos de Minas são apenas quatro vagas destinadas exclusivamente para deficientes físicos e elas nunca estão disponíveis para quem mais precisa. Sílvio Ribeiro denuncia que tem gente falsificando adesivo com o símbolo do deficiente físico para usar as vagas exclusivas. Outros motoristas menos conscientes nem se importam em tentar burlar a lei e estacionam assim mesmo.

Com a realização da Campanha, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e a Associação Paralimpica pretende promover a conscientização dos motoristas. “Agente não quer que nenhum motorista seja multado, não quer prejudicar ninguém. Só quer que as pessoas se conscientizem de que essas vagas, que são mínimas, sejam respeitadas”, afirma Sílvio Ribeiro, presidente do Conselho.

O presidente da Associação Paralimpica lembra ainda que o adesivo com o símbolo do deficiente não é mais usado no trânsito. Leonardo alerta que é preciso retirar um documento na prefeitura para utilizar as vagas exclusivas para deficiente. O cartão vale em todo o território nacional e vale para qualquer carro, desde que esteja conduzindo um deficiente físico.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais

Jovem de 21 anos é presa após furto de cosméticos em loja no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Jovens em moto tentam fugir de abordagem mas acabam presos com dinheiro e drogas em Patos de Minas

Veja mais

UNIPAM recebe acervo completo do jornal Minas Urgente, marco da imprensa dos anos 80

Veja mais

Polícia Militar desarticula grupo e recupera mercadorias furtadas em supermercado de Patos de Minas

Veja mais