Campanha é lançada para acabar com o desrespeito às vagas para deficientes físicos

Panfletos com os dizeres “Esta vaga não é sua nem por um minuto” foram distribuídos na região central.


Em Patos de Minas são apenas quatro vagas destinadas exclusivamente para deficientes físicos e elas nunca estão disponíveis.
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e a Associação Paralímpica de Patos de Minas iniciaram uma campanha esta semana para tentar conscientizar os motoristas para que eles não ocupem as vagas destinadas aos deficientes. Panfletos com os dizeres “Esta vaga não é sua nem por um minuto” foram distribuídos na região central.

A legislação determina que pelo menos 2% das vagas de estacionamento sejam destinadas para motoristas com deficiência física. É uma forma de compensar a dificuldade maior de locomoção desse público. As vagas são distribuídas em pontos estratégicos e devem ser usadas exclusivamente por deficientes físicos. O problema, no entanto, é o desrespeito.

Em Patos de Minas são apenas quatro vagas destinadas exclusivamente para deficientes físicos e elas nunca estão disponíveis para quem mais precisa. Sílvio Ribeiro denuncia que tem gente falsificando adesivo com o símbolo do deficiente físico para usar as vagas exclusivas. Outros motoristas menos conscientes nem se importam em tentar burlar a lei e estacionam assim mesmo.

Com a realização da Campanha, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e a Associação Paralimpica pretende promover a conscientização dos motoristas. “Agente não quer que nenhum motorista seja multado, não quer prejudicar ninguém. Só quer que as pessoas se conscientizem de que essas vagas, que são mínimas, sejam respeitadas”, afirma Sílvio Ribeiro, presidente do Conselho.

O presidente da Associação Paralimpica lembra ainda que o adesivo com o símbolo do deficiente não é mais usado no trânsito. Leonardo alerta que é preciso retirar um documento na prefeitura para utilizar as vagas exclusivas para deficiente. O cartão vale em todo o território nacional e vale para qualquer carro, desde que esteja conduzindo um deficiente físico.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

GPS guia carreta carregada para a Praça Madrid e veículo para na av. Brasil

Veja mais

Operação com guindaste para substituir ar condicionado do Banco do Brasil interdita a principal rua da cidade

Veja mais

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

URT empata com Valério e está a uma vitória do acesso

Veja mais

Motocicleta clonada é apreendida durante operação da Polícia Rodoviária Estadual na BR 352

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais