Campanha de vacinação contra gripe será retomada nesta sexta-feira em Patos de Minas

Uma nova remessa de vacinas foi disponibilizada pela Superintendência Regional de Saúde e os idosos e profissionais de saúde, que são o público-alvo da primeira fase da Campanha poderão procurar os pontos de vacinação.

A Campanha começou na segunda-feira (23), mas em poucas horas as doses acabaram.

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou que vai retomar a vacinação contra a gripe a partir desta sexta-feira (27) em Patos de Minas. Uma nova remessa de vacinas foi disponibilizada pela Superintendência Regional de Saúde e os idosos e profissionais de saúde, que são o público-alvo da primeira fase da Campanha poderão procurar os pontos de vacinação.

A Campanha começou na segunda-feira (23), mas as doses disponibilizadas, que deveriam durar a semana inteira, acabaram em poucas horas. Com esta nova remessa de vacinas abastecendo as unidades básicas do município, a campanha poderá ser retomada.

Devido à eficiência do sistema drive thru (atendimento no carro) realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Guanabara, a prefeitura replicará o modelo na UBS Ipanema, no Centro Integrado de Assistência à Saúde (CIAS) - situado na Avenida Marabá, 201, Bairro Caiçaras - e no Pátio Central Shopping - Praça Alexina Cândida Conceição, 5, Centro.

Além dos quatro pontos mencionados acima, haverá outras 17 unidades básicas com vacinação, incluindo, a UBS Várzea. A vacinação ocorrerá no horário de 7h30 até 16h30, com exceção das UBS Sebastião Amorim, Itamarati e Padre Eustáquio - nas quais o horário é das 7h30 às 18h30 - e no ponto de atendimento do Pátio Central Shopping, que iniciará às 8h (até término das doses destinadas a esse local).

As medidas de ampliação dos pontos de vacinação e estratégias foram pactuadas visando evitar aglomeração de pessoas, reduzir as filas de espera e garantir melhor atendimento à população de Patos de Minas. Devido à atual situação de emergência em saúde pública relativa ao Covid-19, outra recomendação é que se evite comparecer nas UBS com crianças. Ressalta-se ainda que é obrigatória a apresentação de documento com foto e, no caso de profissionais da saúde, é necessário documento que comprove vínculo empregatício.

Vacinação em domicílio - No caso da população acamada, não é necessário deslocamento dessas pessoas até as UBS. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação desse público será realizada no próprio domicílio da pessoa, conforme cronograma que será divulgado posteriormente.

Abastecimento de vacinas - Conforme esclarecimentos da secretária de Saúde, Denise Maria da Fonseca, a distribuição de vacinas ocorre de forma gradual pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). Portanto, de acordo com a demanda apresentada, as doses entregues podem esgotar-se antes que nova remessa seja enviada aos municípios. Contudo isso não é motivo de preocupação, pois há reposição de estoque, e as pessoas não vacinadas poderão procurar as UBS tão logo haja comunicado de envio de nova remessa de vacinas.

Últimas Notícias

Atleta patense do Vôlei Renata de Campinas comemora o título de vice-campeão da Superliga

Veja mais

Jovem tem moto furtada em frente à casa da namorada, mas acusado acaba preso pela PM

Veja mais

Patos de Minas abre 1.500 vagas de emprego em março e bate recorde para um único mês

Veja mais

Homem descumpre medida protetiva se recusando a sair de casa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais