Caminhoneiros ignoram a existência da Balança do DNIT na BR 365
Desde o dia 1º de fevereiro os veículos que transportam cargas e passageiros estão obrigados a passar pela Balança.
Veículos de transporte de carga e de passageiros são obrigados por lei a passar pelas Balanças instaladas nas rodovias brasileiras. Mas, em Patos de Minas, os motoristas ignoram esta determinação e passam pelo Posto de Pesagem na BR 365 como se ele não existisse.
A Balança ficou desativada durante anos, passou por uma reforma e até começou a funcionar em 2008, mas o convênio com a empresa que opera os equipamentos venceu e o Posto de Pesagem parou mais uma vez. Só agora é que a balança começou a funcionar de verdade.
Desde o dia 1º de fevereiro os veículos que transportam cargas e passageiros estão obrigados a passar pela Balança. Aqueles que estão acima do peso são multados e obrigados a retirar o excesso de carga. O peso acima do permitido, segundo o diretor do DNIT, Saulo Morais, danifica a pavimentação e reduz a vida útil da rodovia.
Mas, nos primeiros dias de funcionamento, o que se viu na BR 365 foi uma fuga em massa dos caminhoneiros. Mais da metade dos motoristas, cerca de 60%, estão passando pela rodovia sem parar na Balança e os profissionais que trabalham no local não têm muito o que fazer.
A Polícia Rodoviária Federal, que deveria acompanhar a pesagem dos caminhões para evitar fugas, diz que não tem efetivo para fazer o serviço. O Posto ao lado da Balança destinado à corporação só deverá ser ocupado depois da realização de um concurso.
O diretor do DNIT disse que vai tentar reduzir as fugas dos motoristas instalando um radar na rodovia para multar os motoristas de caminhões e ônibus que não passarem pela balança.
A Balança ficou desativada durante anos, passou por uma reforma e até começou a funcionar em 2008, mas o convênio com a empresa que opera os equipamentos venceu e o Posto de Pesagem parou mais uma vez. Só agora é que a balança começou a funcionar de verdade.
Desde o dia 1º de fevereiro os veículos que transportam cargas e passageiros estão obrigados a passar pela Balança. Aqueles que estão acima do peso são multados e obrigados a retirar o excesso de carga. O peso acima do permitido, segundo o diretor do DNIT, Saulo Morais, danifica a pavimentação e reduz a vida útil da rodovia.
Mas, nos primeiros dias de funcionamento, o que se viu na BR 365 foi uma fuga em massa dos caminhoneiros. Mais da metade dos motoristas, cerca de 60%, estão passando pela rodovia sem parar na Balança e os profissionais que trabalham no local não têm muito o que fazer.
A Polícia Rodoviária Federal, que deveria acompanhar a pesagem dos caminhões para evitar fugas, diz que não tem efetivo para fazer o serviço. O Posto ao lado da Balança destinado à corporação só deverá ser ocupado depois da realização de um concurso.
O diretor do DNIT disse que vai tentar reduzir as fugas dos motoristas instalando um radar na rodovia para multar os motoristas de caminhões e ônibus que não passarem pela balança.