Caminhada na Orla da Lagoa Grande encerra Semana de Prevenção ao Câncer
Vestidos com camisetas alusivas ao Câncer de Mama, os voluntários chamaram a atenção para a importância da prevenção.
Foto: Laércio Madureira
Uma caminhada na Orla da Lagoa Grande, na manhã desse domingo (29), encerrou a programação da Semana Nacional de Prevenção ao Câncer em Patos de Minas. Este ano, os organizadores direcionaram as atividades para o câncer de mama, que é a forma mais comum desta doença entre as mulheres.
A caminhada foi organizada pela Clínica da Mulher e pela Fundação Procurar-se. Vestidos com camisetas alusivas ao Câncer de Mama, os voluntários chamaram a atenção para a importância da prevenção. Apesar do alto índice de mortalidade, os pacientes têm grandes chances de cura quando a doença é descoberta no início.
A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é que 49 mil pessoas terão câncer de mama no Brasil este ano. O risco de contrair a doença aumenta após os 35 anos. Como o câncer de mama geralmente se apresenta como um pequeno nódulo no seio o auto-exame pode ser suficiente para detectar o problema.
Além de orientar as pessoas, a caminhada também teve o objetivo de chamar a atenção das pessoas para contribuir com a Fundação Procurar-se que auxilia no tratamento de pessoas com câncer. A entidade ganhou um imóvel e está trabalhando na reforma do prédio para receber as pessoas que vierem fazer tratamento em Patos de Minas.
As camisetas que os voluntários usam estão sendo vendidas ao preço de R$ 15,00 e o dinheiro será destinado para a conclusão da obra. Os pontos de venda estão na Clínica da Mulher e na própria Fundação Procurar-se.