Câmara vota amanhã projeto de lei que regulamenta distribuição das sobras de vacina em Patos de Minas

A “lista da xepa” já é utilizada em outras cidades do Brasil, como São Paulo.

Um projeto de Lei que pretende regulamentar a aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 que sobram nos postos de saúde em Patos de Minas será votado na quinta-feira (08) pela Câmara Municipal. A proposta, feita pelo vereador Cabo Batista (CIDADANIA), consiste em convocar uma lista de cidadãos a partir de 18 anos que possam se deslocar rapidamente até o local de aplicação da vacina antes que a dose perca a validade.

Publicado no dia 29 de junho, o Projeto de Lei Nº 5267/2021 dispõe sobre a chamada “xepa” das vacinas, isto é, as doses da vacina que são abertas nos postos de saúde, mas que acabam não sendo aplicadas. A proposta do vereador busca diminuir o desperdício do imunizante e organizar a aplicação das doses que sobram, as quais, segundo ele, têm sido utilizadas de maneira não regulamentada.

De acordo com o projeto, os interessados teriam que fazer um cadastro no site da Prefeitura de Patos de Minas. Qualquer pessoa acima de 18 anos poderia se inscrever. Formada a lista de espera, os cidadãos seriam convocados diariamente a depender da disponibilidade de vacinas da “xepa”. Caso seja chamada, a pessoa teria o tempo máximo de 15 minutos para se deslocar até o posto de saúde em questão.

A “lista da xepa” já é utilizada em outras cidades do Brasil, como São Paulo. O projeto será votado às 14h desta quinta-feira (08), na reunião ordinária da Câmara Municipal de Patos de Minas.

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais