Câmara vota amanhã projeto de lei que regulamenta distribuição das sobras de vacina em Patos de Minas

A “lista da xepa” já é utilizada em outras cidades do Brasil, como São Paulo.

Um projeto de Lei que pretende regulamentar a aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 que sobram nos postos de saúde em Patos de Minas será votado na quinta-feira (08) pela Câmara Municipal. A proposta, feita pelo vereador Cabo Batista (CIDADANIA), consiste em convocar uma lista de cidadãos a partir de 18 anos que possam se deslocar rapidamente até o local de aplicação da vacina antes que a dose perca a validade.

Publicado no dia 29 de junho, o Projeto de Lei Nº 5267/2021 dispõe sobre a chamada “xepa” das vacinas, isto é, as doses da vacina que são abertas nos postos de saúde, mas que acabam não sendo aplicadas. A proposta do vereador busca diminuir o desperdício do imunizante e organizar a aplicação das doses que sobram, as quais, segundo ele, têm sido utilizadas de maneira não regulamentada.

De acordo com o projeto, os interessados teriam que fazer um cadastro no site da Prefeitura de Patos de Minas. Qualquer pessoa acima de 18 anos poderia se inscrever. Formada a lista de espera, os cidadãos seriam convocados diariamente a depender da disponibilidade de vacinas da “xepa”. Caso seja chamada, a pessoa teria o tempo máximo de 15 minutos para se deslocar até o posto de saúde em questão.

A “lista da xepa” já é utilizada em outras cidades do Brasil, como São Paulo. O projeto será votado às 14h desta quinta-feira (08), na reunião ordinária da Câmara Municipal de Patos de Minas.

Últimas Notícias

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Bazar de Santo Antônio reúne mais de 10.000 itens com preço baixo, nesta quinta-feira

Veja mais

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais