Câmara vota amanhã projeto de lei que regulamenta distribuição das sobras de vacina em Patos de Minas

A “lista da xepa” já é utilizada em outras cidades do Brasil, como São Paulo.

Um projeto de Lei que pretende regulamentar a aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 que sobram nos postos de saúde em Patos de Minas será votado na quinta-feira (08) pela Câmara Municipal. A proposta, feita pelo vereador Cabo Batista (CIDADANIA), consiste em convocar uma lista de cidadãos a partir de 18 anos que possam se deslocar rapidamente até o local de aplicação da vacina antes que a dose perca a validade.

Publicado no dia 29 de junho, o Projeto de Lei Nº 5267/2021 dispõe sobre a chamada “xepa” das vacinas, isto é, as doses da vacina que são abertas nos postos de saúde, mas que acabam não sendo aplicadas. A proposta do vereador busca diminuir o desperdício do imunizante e organizar a aplicação das doses que sobram, as quais, segundo ele, têm sido utilizadas de maneira não regulamentada.

De acordo com o projeto, os interessados teriam que fazer um cadastro no site da Prefeitura de Patos de Minas. Qualquer pessoa acima de 18 anos poderia se inscrever. Formada a lista de espera, os cidadãos seriam convocados diariamente a depender da disponibilidade de vacinas da “xepa”. Caso seja chamada, a pessoa teria o tempo máximo de 15 minutos para se deslocar até o posto de saúde em questão.

A “lista da xepa” já é utilizada em outras cidades do Brasil, como São Paulo. O projeto será votado às 14h desta quinta-feira (08), na reunião ordinária da Câmara Municipal de Patos de Minas.

Últimas Notícias

Rede Patão conscientiza clientes sobre prevenção de câncer e destina recursos para a Santa Casa

Veja mais

Prefeitura divulga escala de vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos

Veja mais

Casal escondido em lençóis debaixo de caminhão é flagrado com droga

Veja mais

Acusado de furtar medicamento que virou moda para emagrecer é preso em Patos de Minas

Veja mais

Furto de motocicleta no bairro Lagoa Grande termina com três pessoas presas

Veja mais

Professores da rede estadual poderão ganhar até R$5 mil para aplicarem o exame de trânsito

Veja mais