Câmara aprova projeto que autoriza Prefeitura a negociar renovação de contrato com a COPASA

A administração municipal pretende passar a Companhia, além dos serviços de abastecimento de água, também o tratamento do esgoto.

Foto: Asscom-Câmara de Patos de Minas

A Câmara Municipal de Patos de Minas aprovou, na tarde desta segunda-feira (17), o Projeto de Lei que autoriza o poder executivo a celebrar convênio com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) para a organização, regulação, fiscalização e prestação dos serviços públicos municipais de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

O convênio com a COPASA foi assinado em 1971 e re-ratificado em julho de 1977. O acordo está vencido desde o ano passado e precisa ser renovado. A administração municipal pretende passar à Companhia, além dos serviços de abastecimento de água, também o tratamento do esgoto.

A COPASA deverá fornecer água tratada e cuidar do esgoto de 100% das residências no perímetro urbano. O serviço será pago por tarifas cobradas dos usuários. Quem não pagar a conta ficará sujeito a multa e interrupção do serviço, como funciona atualmente.

As bases do acordo, no entanto, ainda deverão ser amplamente discutidas. Para fornecer os serviços a COPASA terá que indenizar o município. Os valores serão decididos em reuniões e até audiências públicas que serão realizadas nos próximos dias.

O Projeto assinado em regime de urgência nesta segunda-feira na Câmara autoriza a administração municipal apenas a iniciar as negociações. De acordo com o vereador Bartolomeu Ferreira, todas as decisões dependerão da aprovação dos vereadores.

Todo o processo de transferência dos serviços de fornecimento de água e tratamento do esgoto para a COPASA deverá ser concluído até o dia 29 de dezembro.

Últimas Notícias

PM Rodoviária inicia operação Pré-Carnaval 2026 com radares portáteis e etilômetros

Veja mais

Policiais sentem forte odor de maconha e encontram grande quantidade de drogas em residência

Veja mais

Princípio de incêndio em carro mobiliza Corpo de Bombeiros até estacionamento no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Flipatos 2026! Patos de Minas terá Festival Literário Internacional no segundo semestre deste ano

Veja mais

Devedor ostenta, mas diz não ter bens. Como receber? Doutor Brian esclarece o que diz a lei

Veja mais

Homem furta drogaria, é atropelado horas depois e acaba preso quando recebia atendimento no hospital

Veja mais