Câmara aprova Projeto de Lei que cria o Programa de Manutenção das Estradas

A proposta original, no entanto, foi bastante alterada e recebeu emendas.


Em reunião extraordinária os vereadores aprovaram o Projeto de Lei que cria o Programa Municipal de Conservação e Manutenção de Estradas
Em reunião extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (17), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei que cria o Programa Municipal de Conservação e Manutenção de Estradas, Pontes e Mata-Burros, na zona rural do município de Patos de Minas. Para o executivo, que elaborou o projeto, a lei é importante para regulamentar esse tipo de serviço na zona rural. A proposta original, no entanto, foi bastante alterada e recebeu emendas.

A aprovação vem depois de muita discussão e polêmica. O Projeto de Lei original recebeu alterações, sendo que pelo menos 13 artigos foram suprimidos por serem considerados inconstitucionais. Com nova redação, a lei apenas define as ações que deverão ser realizadas pelo município para a manutenção e conservação das estradas rurais, com suas pontes e mata-burros.

O Projeto também define regras para a utilização das estradas vicinais. É proibido, por exemplo, transitar com tratores equipados com implementos de arrasto que possam danificá-las. Também fica proibido desviar água pluvial para as estradas. Quem for flagrado descumprindo a lei poderá até ser multado.

Os vereadores também apresentaram uma emenda ao Projeto original reduzindo de 180 dias para 10 dias o prazo para que a lei seja regulamentada. A intenção é fazer com que a Administração Municipal retome o mais rápido os serviços de manutenção das estradas rurais. As equipes foram recolhidas após denúncia de utilização das máquinas em propriedade particular.

Na reunião dessa terça-feira (17), os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a doar ao Estado de Minas Gerais uma área de 950 metros quadrados, situada na Avenida Padre Almir Neves de Medeiros, antigo Córrego da Cadeia, no Bairro Guanabara, complementar à área já doada anteriormente ao Estado.

Os terrenos são destinados à construção do novo Fórum da Comarca de Patos de Minas (Poder Judiciário) e Ministério Público Estadual.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais