Câmara aprova em segundo turno PEC que limita gastos públicos por 20 anos

Seis destaques ao texto apresentados pela oposição ainda precisam ser votados.

Depois de mais de sete horas de discussão e obstrução da oposição, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de hoje (25), em segundo turno, o texto principal da proposta de emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos à correção da inflação do ano anterior. Foram 359 votos a favor, 116 contrários e duas abstenções. Seis destaques ao texto apresentados pela oposição ainda precisam ser votados.

Pouco antes de encerrar a votação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mandou que a Polícia Legislativa retirasse das galerias cerca de 50 manifestantes que protestavam contra a aprovação da PEC.

Ao orientar os deputados da base governista a votarem a favor da aprovação da PEC, o líder do governo, deputado André Moura (PSC-SE), disse que a limitação de gastos é fundamental para a retomada do crescimento econômico e do emprego e para o fim da recessão. Segundo Moura, a PEC não mexe nos recursos das áreas prioritárias como a saúde e a educação.

Desde o início da discussão da PEC dos Gastos Públicos, a oposição critica a medida e diz que a limitação vai retirar recursos das áreas sociais, principalmente da saúde e da educação. Os governistas rebatem os argumentos e garantem que não haverá cortes nessas áreas.

Para que a PEC 241 seja encaminhada para discussão e votação no Senado, os deputados precisam agora votar os destaques ao texto.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e os aliados do governo esperam concluir a apreciação da PEC na Casa em novembro para que a proposta seja promulgada e passe a fazer parte da Constituição Federal.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Ministro Alexandre Silveira anuncia destinação de R$ 95,5 milhões para obras em São Gotardo

Veja mais

Bitrem tomba com 38 toneladas de soja após pane mecânica na MG 188 e interdita totalmente rodovia

Veja mais

Vídeo mostra motorista em fúria dando ré e batendo em carro parado na porta da casa da ex-mulher; veja

Veja mais

Homem é preso após agredir esposa na frente dos filhos durante volta de festa de aniversário em Patos de Minas

Veja mais

Homem é localizado em caçamba após agredir companheira, destruir móveis e tentar fugir com tornozeleira coberta por papel-alumínio

Veja mais

Homem se esconde em alçapão de telhado de residência onde furtava até imagens religiosas, mas acaba localizado pela PM

Veja mais