Café desenvolvido pela UFU Patos de Minas estará na reunião dos principais países do mundo

O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação convidou o Café Porandu, que foi desenvolvido através de pesquisas realizadas pela UFU Patos de Minas, para participar da reunião do G20.

Patos de Minas e a região do Cerrado Mineiro estarão muito bem representados na reunião do G20, composta pelos países mais importantes do planeta, além da União Europeia e União Africana, que acontece no período de 16 a 19 deste mês no Rio de Janeiro. O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação convidou o Café Porandu, que foi desenvolvido através de pesquisas realizadas pela UFU Patos de Minas, para participar da reunião do G20.  Saiba mais sobre o Café Porandu!

“Será uma grande oportunidade para discutir e fortalecer a cooperação internacional e destacar o papel inovador das pesquisas que o grupo Da Semente à Xícara da UFU vem desenvolvendo nos últimos anos em Patos de Minas e Região para o avanço da produção e aplicação de tecnologias em cafés especiais no Cerrado Mineiro. Além disso será possível compartilhar com um público internacional as iniciativas pioneiras desenvolvidas pelo grupo e o impacto positivo na cultura cafeeira no Cerrado Mineiro”, ressaltaram os idealizadores do projeto.

O Café Porandu é um produto do grupo Da Semente à Xícara, da Universidade Federal de Uberlândia Campus Patos de Minas. Ele é fruto de vários anos de pesquisa acumuladas no campo e no laboratório na UFU valorizando os perfis sensoriais de cada tipo de café da Região do cerrado mineiro produzindo com o mais alto rigor tecnológico e científico e agrupando conhecimentos do cafeicultor e do pesquisador em um só produto.

Através da parceria com cafeicultores da região do cerrado, nos últimos anos, o Café Porandu permitiu que os pesquisadores implementassem tecnologias disruptivas na cadeia do café tais como Inteligência Artificial, IoT, técnicas de pós-colheita e sequenciamento de DNA envolvendo os profissionais da cadeia do café.

Casa Bruxel DB, Naimeg, Santiago, Reserva Heitor, Kaizen, Nelly, Estrela Carvalho, Prosa, Expocacer, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Dona Neném e Dom Parrillo participam do projeto. “Em especial gostaríamos de agradecer a Família Naimeg e a família DB que acreditaram no nosso trabalho e terão seus cafés, como café Porandu apresentados no G20”, destacaram os coordenadores do projeto.

Além de poderem degustar o café, os ministros dos 20 países participantes vão levar para casa os cafés especiais com rastreabilidade.


Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais