BR 365 tem asfalto retirado para a colocação de nova pavimentação; material é reutilizado
O DNIT alerta os motoristas sobre a necessidade de atenção devido aos trechos com retenção e pare-e-siga para controlar o fluxo em pista única.
Obras de reforma do asfalto da BR-365 seguem avançando, focadas no trecho entre o trevo da Pipoca e a Serrinha, no município de Patos de Minas. O DNIT alerta os motoristas sobre a necessidade de atenção devido aos trechos com retenção e pare-e-siga para controlar o fluxo em pista única.
Durante o processo de remoção do antigo asfalto, resíduos são gerados, popularmente conhecidos como raspas de asfalto, mas tecnicamente denominados de material fresado ou fresa. Esses resíduos possuem utilidade na manutenção de vias vicinais, sendo considerados um recurso valioso pertencente à União, proibido de ser vendido ou doado a indivíduos particulares.
Esta semana, pessoas foram flagradas com caminhão e máquina coletando material retirado da rodovia, o que pode ser considerado furto.
Segundo o DNIT, uma parte desse material fresado está sendo aplicada nas entradas das fazendas ao longo da rodovia, dentro da faixa de domínio do DNIT, com o objetivo de criar "limpa-rodas" e manter o asfalto da estrada mais limpo durante o período chuvoso. Outra porção significativa será utilizada na manutenção da BR-352, conhecida como estrada da Rocinha. Por fim, uma terceira parte está sendo doada à Prefeitura de Patos de Minas para utilização em vias públicas.
Dessa forma, o DNIT enfatiza à população a importância de não remover esse material fresado das margens da rodovia, pois tal ação configura furto de um bem pertencente à União, caracterizando um crime federal. O DNIT e a Polícia Rodoviária Federal estão atentos para coibir quaisquer extrações indevidas.