Bombeiros de Patos de Minas realizam capacitação para ocorrências com produtos perigosos
Ao todo, 38 bombeiros militares participaram do treinamento.
O 12° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas promoveu um treinamento, nessa quinta-feira (07), voltado para atendimento de ocorrências que envolvem produtos perigosos. A capacitação aconteceu de forma teórica e prática. Ao todo, 38 bombeiros militares participaram do treinamento.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o treinamento capacitou os militares para o atendimento seguro e eficaz de ocorrências, como acidentes de trânsito com veículos que transportam combustíveis líquidos e ocorrências de incêndio em plantas industriais com a presença de produtos químicos tóxicos, como amônia, ácidos e bases corrosivos.
O treinamento durou o dia inteiro, com a parte teórica acontecendo pela manhã, com legislação sobre o tema, identificação de produtos perigosos, manual da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), como consultar informações dos produtos por aplicativo no celular e aula sobre equipamentos de proteção individual e seus diferentes níveis de proteção.
As aulas práticas foram realizadas no período da tarde. A primeira foi um simulado de atendimento a ocorrência de vazamento de líquido inflamável. Os bombeiros militares contaram com apoio de um caminhão pipa da prefeitura de Patos de Minas. O outro simulado foi uma ocorrência de vazamento de amônia em indústria, com vítima.
O treinamento contou com participação voluntária de bombeiros militares de Patos de Minas, Patrocínio, Unaí, Paracatu e João Pinheiro. O 12° BBM reforçou que esse treinamento faz parte do seu compromisso em salvar vidas.