Bombeiros combatem mais um incêndio rural em Patos de Minas e prevêem nova nuvem de fumaça nesta segunda

As queimadas têm gerado uma grande nuvem de fumaça e dificultado até a respiração.

No início da tarde deste domingo (25), equipes do 12º BBM foram acionadas para combater mais um incêndio na área rural de Patos de Minas, na região de Boassara. O fogo consumiu diversos hectares de vegetação. As queimadas têm gerado uma grande nuvem de fumaça e dificultado até a respiração. Pessoas com problemas de saúde viram a situação se agravar por causa da poluição.

De acordo com informações do 12º BBM, para o combate a mais este incêndio, as equipes contaram com o apoio de funcionários e proprietários rurais, com uso de trator, pá carregadeira, além de viaturas com reservatório móvel de água em veículo 4x4, sopradores, abafadores, drone e mochilas costais.

A ação do Corpo de Bombeiros Militar evitou que o incêndio se expandisse para outras propriedades com criação de gado e também evitou a perda de vegetação nativa em reserva legal de algumas propriedades.

Os trabalhos duraram por volta de 18 horas e equipes retornarão ao amanhecer para vistoria e término do rescaldo. Foram consumidos aproximadamente 12 hectares de vegetação nativa e pastagem.

De acordo com os bombeiros, a fumaça destes incêndios tem se somado com a fumaça proveniente do Triângulo Mineiro e norte de São Paulo e prejudicará a qualidade do ar em área urbana na noite deste domingo (25) e manhã desta segunda feira (26), conforme previsões meteorológicas e imagens de satélite.

O 12º BBM destacou que está atuando com intensidade em incêndios rurais em toda a região do Alto Paranaíba e Noroeste mineiro. Com as altas temperaturas, baixa umidade do ar e ventos fortes, os incêndios florestais estão se espalhando com grande facilidade. Entre janeiro e julho de 2024, os incêndios já superaram em mais de 70% a média dos últimos três anos para o mesmo período.

Nesse fim de semana, uma densa fumaça, originada dos intensos incêndios no norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro, cobriu a região. O 12º BBM e seus pelotões estão na linha de frente, combatendo os focos de incêndio e trabalhando arduamente para proteger nossas áreas de vegetação e comunidades.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais