"Bola de fogo" registrada nos céus de Patos de Minas assusta moradores

O fato aconteceu por volta das 18h27.

Moradores de Patos de Minas registraram na noite desta quarta-feira (14) uma "bola de fogo" cortando os céus da cidade. O fato aconteceu por volta das 18h27. Há relatos de o objeto ter sido observado até em outros estados.

De acordo com Gilberto Dumont, do Observatório Patos de Minas, há vários relatos deste avistamento, inclusive registro na cidade de Anápolis. Aparentemente, as características são muito parecidas com as de reentrada de lixo espacial. Alguns órgãos de acompanhamento já estão analisando para cruzar com informações de possíveis reentradas.

Levi José Caixeta, morador da região do Cabral, próximo ao Distrito de Pilar, gravou um dos vídeos com o próprio celular. Impressionado, ele chegou a dizer que poderia ser um "satélite". O vídeo que ele gravou tem pouco mais de 30 segundos e mostra uma bola de fogo com uma cauda incendiada.

De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros- BRAMOM-, as imagens capturadas indicam que o objeto foi inicialmente percebido em Brasília às 18h24 (horário local) e desapareceu no céu da Bahia às 18h28. Nesse intervalo de aproximadamente 4 minutos, o objeto percorreu cerca de 1.500 km, o que corresponde a uma velocidade entre 6 e 7 km/s. Essa velocidade é compatível com a reentrada de um corpo em órbita terrestre, descartando a possibilidade de se tratar de um meteoro comum.

A partir da análise dos dados e da comparação com objetos em órbita com previsão de reentrada, a BRAMON identificou que o objeto mais compatível com a trajetória observada é o corpo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, identificado pelo NORAD 40108. Este estágio de foguete foi lançado em 5 de agosto de 2014, como parte da missão que colocou em órbita o satélite AsiaSat 8, um satélite de comunicações geoestacionário destinado a fornecer serviços de transmissão para a região Ásia-Pacífico.

Após cumprir sua missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial e, com o tempo, sua trajetória foi decaindo até resultar na reentrada atmosférica observada nesta quarta-feira.

Últimas Notícias

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais

URT anuncia jogos-treinos contra Atlético-MG sub20 e Itabirito antes da estreia no Campeonato Mineiro

Veja mais

Saiba o que abre e fecha em Patos de Minas durante e após o feriado de Natal

Veja mais

PM Rodoviária aborda carro com 3 jovens na MGC 354 e apreende droga avaliada em R$ 40 mil

Veja mais

Decreto estabelece indulto natalino a condenados; Doutor Brian explica quem tem direito

Veja mais