Bienal Itinerante chega a Patos de Minas para estimular a leitura e valorizar o livro
A Bienal tem a missão de fomentar a leitura.
A Unidade Móvel da Bienal Itinerante da Leitura já está em Patos de Minas. A enorme estrutura está estacionada na esquina da rua José de Santana com a Avenida Getúlio Vargas, no período de 3 a 6 de dezembro, promovendo atividades a favor do estímulo à leitura e da valorização do livro.
A Bienal tem a missão de fomentar a leitura. Esta prática é libertadora e promove o protagonismo no acesso ao conhecimento e à cultura. A leitura transforma, informa, emociona e humaniza. Ela nos aproxima do que é humano em diferentes tempos, lugares, sentidos, culturas e sentimentos.
A Bienal Itinerante é um programa cultural completo para comunidades escolares e grupos da sociedade civil, famílias, profissionais da área cultural e cidadãos de todas as idades. O projeto foi criado para mostra que o hábito de ler revela-se como exercício de construção de conhecimento, de desenvolvimento da capacidade crítica e de afirmação e enriquecimento da cidadania.
A Bienal Itinerante é composta por três grandes conjuntos de atividades, que, por sua vez, são organizadas por módulos. Cada cidade visitada pela estrutura da Bienal Itinerante receberá a programação composta pelas atividades a seguir apresentadas. Todas as atividades do projeto são gratuitas.
Seminário Biblioteca Viva
O “Seminário Biblioteca Viva” será composto pela apresentação dos resultados da 6ª pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil", em formato de palestra, seguida de uma roda de debates. As pesquisas “Retratos da Leitura no Brasil”, principal fonte de dados sobre a leitura no país, são realizadas pelo “Instituto Pró-livro”, entidade do terceiro setor fundada, em outubro de 2006, pela Câmara Brasileira do Livro, pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e pela Associação Brasileira dos Editores de Livros.
Serão realizadas três sessões do Seminário Biblioteca Viva, no dia 03 (terça-feira), no horário de 19hs.
Fanfic Bienal
Fan fiction, em português, literalmente, "ficção de fã", também grafada fanfiction ou, abreviadamente, fanfic é uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs inicialmente em fanzines impressos (publicação não profissional e não oficial, produzido por entusiastas de uma cultura particular) e posteriormente em blogs, sites e em outras plataformas pertencentes ao ciberespaço, que parte da apropriação de personagens e enredos provenientes de livros ou produtos midiáticos como filmes, séries, quadrinhos, videogames, etc. Portanto, tem como finalidade a construção de um universo paralelo ao original e também a ampliação do contato dos leitores e dos fãs com as obras que apreciam.
A programação da Bienal Itinerante reservará a manhã e tarde do dia 04 de dezembro, para a Fanfic Bienal. Serão dois módulos no turno da manhã e dois módulos no turno tarde.
Livro Ação
O Livro Ação será uma atividade que buscará, a partir de um dos livros da inovadora Coleção Conhecer Para Cuidar – e atividades decorrentes - realizar a desejável conexão entre: a leitura e a reflexão em grupo, o trabalho colaborativo e a esperada construção de novos hábitos em prol da afirmação e da valorização do patrimônio cultural do estado de Minas Gerais.
A programação da Bienal Itinerante reservará as manhãs e tardes dos dias 05 e 06 de dezembro, para a atividade Livro Ação. Serão dois módulos no turno da manhã e dois módulos no turno tarde.