Beneficiamento do Algodão em Patos de Minas deverá ultrapassar a marca de 33 mil toneladas
O serviço dura apenas parte do ano, mas tem contribuição importante na economia da região.
As lavouras de algodão estão no ponto da colheita. No município de Presidente Olegário, as máquinas já estão finalizando o trabalho. Em Patos de Minas, a indústria de beneficiamento trabalha a todo vapor. O serviço dura apenas parte do ano, mas tem contribuição importante na economia da região.
As lavouras de algodão que abastecem a indústria em Patos de Minas somam 8 mil hectares. A escassez de chuva provocou uma leve queda na produção em relação a outros anos, mas a qualidade do produto não foi comprometida. A imensidão de plantas cobertas pelo branco do algodão impressiona.
Para beneficiar toda a produção, a indústria em Patos de Minas trabalha a todo vapor. Segundo o gerente da empresa, Geovani César Caixeta, cerca de 70 funcionários foram contratados para a safra deste ano. A estimativa da empresa é de uma produção de 33 mil toneladas de fios de algodão.
Apesar de possuir números impressionantes, a produção de algodão em Patos de Minas será destinada apenas para atender o mercado interno do Estado. Segundo Geovane, a indústria possui um acordo para abastecer o mercado mineiro. De acordo com ele, apenas uma pequena parte será destinada para a exportação.
Minas Gerais possui o Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas), criado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. O Proalminas oferece isenção de imposto incidente sobre os produtos industrializados a partir do algodão.
Autor: Maurício Rocha