Banca Itinerante inicia hoje provas para candidatos com atraso na conclusão dos estudos

As provas serão aplicadas em mais de 300 escolas estaduais do Estado.

A partir desta quinta-feira (04), cerca de 35 mil jovens participam da “Banca Itinerante”, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que tem como objetivo oportunizar a conclusão do ensino aos estudantes com distorção idade/série. As provas serão aplicadas em mais de 300 escolas estaduais do Estado.

Em Patos de Minas a aplicação das provas será realizada na Escola Estadual Marcolino de Barros, em São Gotardo a aplicação para os estudantes da EE Coronel Hermenegildo Ladeira será na própria escola e para os inscritos das demais escolas de São Gotardo a aplicação será na EE São Pio X.

A oferta da Banca Itinerante é destinada aos estudantes da rede de ensino estadual matriculados nas turmas de ensino regular ou integral, em situação de distorção idade/série e com idade superior a 15 anos completos para pleito de Certificação no Ensino Fundamental ou 18 anos completos para pleito de Certificação no Ensino Médio. As escolas selecionadas efetivaram a inscrição dos alunos que tiveram interesse.

Aplicação da prova

As provas terão duração máxima de até nove horas, incluindo a redação. As provas foram elaboradas com base na matriz de habilidades foco da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas a prova da Banca Itinerante será aplicada nos dias 04 e 05 de novembro, com início às 13 horas.

Os estudantes inscritos deverão comparecer nos dois dias de realização da prova. Será disponibilizada declaração de comparecimento para aqueles estudantes que precisarem apresentar no local de trabalho.

Os exames para certificação são constituídos de quatro cadernos de provas, um para cada uma das Áreas de Conhecimento, que agrupam os Componentes Curriculares. Cada um dos cadernos de provas é composto por 30 questões objetivas de múltipla escolha, com quatro opções de respostas.

Na Área de Conhecimento de Linguagens (Ensino Fundamental), Linguagens e suas Tecnologias (Ensino Médio), além da prova objetiva, será aplicada a prova de redação, para qual será atribuída 100 pontos.

Será considerado aprovado, para fins de certificação e conclusão da etapa de ensino (Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio), o estudante que obtiver, concomitantemente:

· nos testes objetivos, de múltipla escolha, aproveitamento mínimo de 50% dos pontos atribuídos em cada uma das áreas de conhecimento, ou seja, mínimo de 15 acertos;

· nota igual ou superior a 50 pontos na prova de redação.

O Certificado de Conclusão do nível de ensino ou de conclusão parcial será expedido pelo CESEC.

Últimas Notícias

MP denuncia homem que colocou roundup em garrafas d’água na geladeira da mãe

Veja mais

Polícia Militar Rodoviária chama atenção para rodovias com maior risco de acidentes na região

Veja mais

Vestibular Agendado do Unipam tem vagas para cursos presenciais e de Educação a Distância

Veja mais

Polícia Militar prende motociclistas que praticavam manobras perigosas em Patos de Minas

Veja mais

Homem se muda de fazenda, leva fios de pivô de irrigação e acaba detido, na MGC462

Veja mais

Usaflex faz liquidação em bolsas, sapatos, rasteirinhas e tamancos com até 60% de desconto, em Patos de Minas

Veja mais