Bairros de Patos de Minas podem sofrer com falta de água nesta quinta-feira, informa a Copasa
Segundo a Companhia, a previsão é que a situação seja normalizada, gradativamente, até a manhã desta sexta-feira (21/06).
Comunicado enviado pela Copasa no final da manhã desta quinta-feira (20) alerta que o abastecimento para a cidade de Patos de Minas poderá apresentar intermitências nesta quinta-feira (20/06). Segundo a Companhia, a previsão é que a situação seja normalizada, gradativamente, até a manhã desta sexta-feira (21/06).
A empresa esclarece que as intermitências podem ser causadas devido às intervenções realizadas na captação do Rio Paranaíba, de substituição de conjuntos motobomba, equipamentos capazes de enviar a água captada em maior volume para a Estação de Tratamento (ETA). A Copasa pede a compreensão da população. Em longo prazo, os benefícios alcançarão a todos os patenses.
As obras são parte da segunda etapa de ampliação do sistema de abastecimento da cidade, na qual a captação será ampliada de 420 para 550 litros por segundo, um acréscimo de 30% na produção. As intervenções estão avaliadas em R$13,3 milhões. A primeira etapa, também em andamento, está avaliada em R$6,6 milhões.
Técnicos da Companhia permanecem monitorando os níveis dos reservatórios e realizando manobras operacionais para minimizar os impactos. Ainda assim, a Copasa pede a colaboração dos moradores. Ao contrário da eletricidade, que acaba e retorna instantaneamente para todos, a normalização do abastecimento ocorre gradativamente, à medida que as redes e os reservatórios são carregados com carga d’água. Isso porque, mesmo com a ajuda de potentes bombas, devido à gravidade, a água chega primeiramente aos imóveis de áreas com baixo relevo, e posteriormente, aos imóveis localizados em regiões mais altas, por essa razão, economizar esse recurso neste momento contribui para garantir a todos o acesso à água.