Avó pede ajuda da população para continuar cuidando de garotinha com microcefalia
A pequena Kyrolaine de 4 anos está precisando de uma reforma na casa para que seus problemas não se agravem.
A avó de uma criança com microcefalia em Patos de Minas está contando com a ajuda da população para reduzir suas dificuldades. Suzana Batista da Cunha, de 54 anos, ganhou a guarda da criança que morava na Casa das Meninas. Ela se alimenta por sonda e não pode ficar perto de poeira. A pequena Kyrolaine de 4 anos está precisando de uma reforma na casa para que seus problemas não se agravem.
Avó e neta moram sozinhas no Bairro Jardim Esperança. A criança nasceu com microcefalia e depende da avó a todo instante. De acordo com dona Suzana, a garotinha precisa de uma cadeira para tomar banho e uma bota ortopédica. “Eu estou dando banho nela em uma bacia, mas ela já não lhe cabe mais. Eu não sei o que fazer”, desabafou.
Ainda segundo Suzana, a casa não está adequada para ela. “Aqui quando chove, a água entra dentro de casa e alaga tudo. Tem infiltrações que comprometem a estrutura da residência. A justiça patense determinou que fosse construída na porta uma rampa para melhorar o deslocamento da criança, mas não foi o suficiente. A gente precisa construir um quarto para ela. A cadeira de rodas não entra no banheiro, infelizmente eu não tenho condições de oferecer uma melhor qualidade de vida pra ela. A kyrolaine é tudo o que eu tenho na vida”, falou emocionada.
Kyrolaine faz tratamento na Apae de Patos de Minas com uma fisioterapeuta e uma fonoaudióloga. Ela também fazia natação, mas teve que abandonar o esporte por causa da alimentação por sonda. Quem quiser ajudar a dona Suzana e a Kyrolaine pode entrar em contato pelo telefone (34) 9 9812-2285 ou ir conhecê-las pessoalmente na Rua Travessa das Laranjeiras, n°86, Bairro Jardim Esperança. Ela ressaltou que sua maior necessidade neste momento é com a reforma da casa.