Avião ucraniano cai após decolagem no Irã e deixa 176 mortos

Foi inicialmente atribuído a uma falha do motor.

Um avião ucraniano caiu logo após decolar de Teerã nesta quarta-feira, matando todas as 176 pessoas a bordo, em um acidente que foi inicialmente atribuído a uma falha do motor.

Detritos e peças fumegantes ficaram espalhados por um campo a cerca de 10 quilômetros do aeroporto Imam Khomeini, enquanto equipes de resgate com máscaras recuperavam corpos das vítimas.

A embaixada da Ucrânia no Irã, citando informações preliminares, disse que o Boeing 737 sofreu uma falha no motor e que o acidente não foi causado por “terrorismo”.

A empresa Ukraine International Airlines disse que estava fazendo tudo que era possível para confirmar a causa da queda, e que a investigação também envolverá a Boeing e as autoridades ucranianas e iranianas. Esse foi o primeiro acidente fatal da companhia aérea de Kiev.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que todos a bordo morreram. “Minhas sinceras condolências aos parentes e amigos de todos os passageiros e tripulantes”, afirmou em comunicado.

O chefe dos serviços de emergência do Irã, Pirhossein Koulivand, disse não foi possível fazer qualquer tipo de resgate devido à intensidade das chamas após a queda.

“O fogo é tão forte que não podemos fazer qualquer resgate... temos 22 ambulâncias, quatro ônibus e um helicóptero no local”, disse ele à televisão estatal iraniana.

O primeiro-ministro da Ucrânia e a TV estatal iraniana disseram que 167 passageiros e nove tripulantes estavam a bordo. A TV iraniana disse que 32 dos que estavam a bordo eram estrangeiros.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Vadym Prystaiko, disse que as vítimas incluem 82 iranianos, 63 canadenses, 11 ucranianos, 10 suecos, 3 alemães e 3 britânicos. A maioria dos passageiros estava em trânsito, informou a companhia aérea.

A mídia iraniana citou uma autoridade local da aviação dizendo que o piloto não declarou emergência.

A TV iraniana disse que o acidente ocorreu devido a problemas técnicos não especificados. A emissora estatal Irib disse em seu site que uma das duas caixas-pretas do avião foi encontrada.

Fonte: Reuters

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais