Autoridades se reúnem com donos de bares do entorno do UNIPAM e acertam uma série de medidas

A intenção é evitar o ocorrido no último domingo (04), quando um atirador abriu fogo em um bar.

A reunião aconteceu na tarde desta sexta-feira (09).

Uma reunião realizada no Ministério Público Estadual na tarde desta sexta-feira (09) em Patos de Minas definiu uma série de medidas que vão disciplinar o funcionamento dos bares existentes no entorno do UNIPAM. As medidas foram aprovadas pelos donos de bares e valerão na 2ª Fase do ENEM (Domingo 11) e também no dia do Vestibular do UNIPAM (Domingo 18). A intenção é evitar o ocorrido no último domingo (04), quando um atirador abriu fogo em um bar e a PM teve que usar de bombas e gás de pimenta para dispersar o público.

De acordo com a ata da reunião, o objetivo da reunião foi assegurar a ordem, segurança e tranquilidade no local, bem como o bom funcionamento dos estabelecimentos. Participaram da reunião a Promotora de Justiça, Vanessa Dosualdo, o Procurador-Geral do Município, Jadir Souto Ferreira, o Secretário Municipal de Planejamento, Júlio César de Castro Fonseca, o Comandante do 15º BPM, Tenente Coronel Azevedo, o subcomandante do 15º BPM, Major R. Santos, o representante da 10ª RPM Capitão Saraiva  e os donos de 11 bares.

O primeiro alerta foi quanto à proibição de vendas de bebidas alcoólicas para menores. Vanessa Dosualdo leu para os comerciantes o artigo que proíbe a entrega de substâncias que podem causar dependência a menores. Ficou definido que os responsáveis deverão disponibilizar pulseiras para identificar os adolescentes e fiscalizar para que eles não consumam bebidas alcoólicas. A preocupação é porque o público que participa das provas possui em média, 17, 16 ou 15 anos. Ficou destacado que o fornecedor de bebida para menor será preso em flagrante.

Também ficou acertado que os comerciantes não poderão colocar mesas e cadeiras nas calçadas. Outra medida é que, sem alvará da Prefeitura, os donos de bares não poderão realizar shows ao vivo, nem apresentação de DJs. Somente som ambiente será permitido nos bares e os comerciantes deverão se atentar para o limite de decibéis permitidos pela legislação. Outra medida é para controlar a entrada e saída de bebida alcoólica dos estabelecimentos. Somente comércios que não possuem espaço interno poderão permitir a ingestão de bebida alcoólica na área externa e, mesmo assim, de forma criteriosa.

Os participantes da reunião também definiram que não poderá haver o fornecimento de bebidas nas áreas externas por garçons e que não haverá comercialização de bebidas em recipientes de vidro. O trânsito não será interditado, nem haverá modificação no sentido das vias. Fiscais de postura irão coibir o comércio ambulante no local e conselheiros tutelares trabalharão para evitar o consumo de bebidas alcoólicas por menores, encaminhando adolescentes em situação de risco para os pais. Veículos com som automotivo em descordo com a legislação também serão apreendidos. As autoridades presentes e os 11 proprietários de bares assinaram a ata da reunião que regulará o trabalho dos comerciantes neste domingo (11), 2ª fase do ENEM, e no outro fim de semana, quando ocorre o Vestibular do UNIPAM.

Últimas Notícias

Atleta patense do Vôlei Renata de Campinas comemora o título de vice-campeão da Superliga

Veja mais

Jovem tem moto furtada em frente à casa da namorada, mas acusado acaba preso pela PM

Veja mais

Patos de Minas abre 1.500 vagas de emprego em março e bate recorde para um único mês

Veja mais

Homem descumpre medida protetiva se recusando a sair de casa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais