Aula Magna celebra primeiros cursos de Mestrado da UFU em Patos de Minas

A solenidade aconteceu no Teatro Municipal e contou com o Reitor da Universidade, o Prefeito Municipal, Vereadores e os docentes que coordenarão os cursos e os estudantes.

A solenidade aconteceu no Teatro Municipal.

O ano de 2017 pode ser considerado mais um marco para a educação superior em Patos de Minas. A Universidade Federal de Uberlândia-UFU- realizou na tarde desta terça-feira (25) uma aula magna para celebrar a chegada dos primeiros cursos de pós-graduação da instituição na cidade. A solenidade aconteceu no Teatro Municipal e contou com o Reitor da Universidade, o Prefeito Municipal, Vereadores, os docentes que coordenarão os cursos e os estudantes.

Os estudantes já participam desde março das aulas dos programas de mestrado em Engenharia de Alimentos e em Biotecnologia. Os cursos são gratuitos e contam com professores doutores. Nesta solenidade, os docentes que vão coordenar os cursos ressaltaram a importância dos programas na cidade: “Apesar do cenário hostil que passa o país, será um trabalho importante para semear ciência e promover o desenvolvimento da cidade e de toda a região”.

Os coordenadores dos programas também destacaram a capacidade dos doutores que foram selecionados para ministrar as aulas. Eles esperam que os estudantes aproveitem os cursos para poderem contribuir com toda a sociedade. O Novo Reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, destacou a importância dos cursos para a cidade e para o futuro da UFU em Patos de Minas. Ele contou que foi o fundador dos programas de pós-graduação em Uberlândia e sabe o quanto a UFU evoluiu após a implantação destes cursos.

E os mestrandos estão empolgados com as aulas. Laysa Gomes Portilho, mestranda em biotecnologia, ressaltou o trabalho que vem fazendo. Ela contou que espera, através do desenvolvimento genético, que é o projeto no qual vem estudando, contribuir para a prevenção da doença de esquistossomose. Já a mestranda em Engenharia de Alimentos, Aline Brandão, trabalha com a secagem de fungos para o combate de pragas nas lavouras através do aperfeiçoando de biofungicidas. “Fungos combatendo outros fungos”, explicou.

O Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves traçou um histórico sobre todas as dificuldades envolvendo a instalação da UFU na cidade e destacou que a universidade só tende a crescer na cidade. A ex-prefeita e atual vereadora, Béia Savassi, também discursou. De forma emocionada, ela destacou sobre o sonho que tinha em trazer uma Universidade Federal para Patos de Minas. Mas lamentou que: “outro grupo político a tivesse processado o que acabou paralisando as obras. Qualquer um seria beneficiado”.

Os programas de mestrado têm duração de dois anos. São 11 estudantes na área de engenharia de alimentos e 12 em biotecnologia. Eles estudam no palácio Dona Filomena Macedo Melo, antiga sede da Prefeitura Municipal, e desenvolvem as pesquisas nos laboratórios da UFU no prédio situado na Rua Major Jerônimo. Os mestrandos devem desenvolver um projeto e, ao final, apresentar uma dissertação defendendo a pesquisa.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais