Atletas patenses comemoram resultado em campeonato de Hapkidô no Rio de Janeiro

A competição reuniu atletas de 4 países e 11 estados brasileiros.


Após a conquista, os treinamentos continuaram nessa terça-feira (06) para as próximas competições.

Uma equipe de lutadores de Patos de Minas está comemorando o resultado conquistado em um campeonato de Hapkidô no Rio de Janeiro. Mesmo sem o devido apoio, os onze atletas conseguiram diversas medalhas e troféus na competição que reuniu atletas de 4 países e 11 estados brasileiros. Um atleta patense de apenas 6 anos conseguiu duas medalhas. A preparação continua para as próximas competições.

O Rio Open de Kapkidô aconteceu em Nova Iguaçu/RJ, no último fim de semana. O professor, Alcindo Cavalheiro, faixa preta 3º Dan, explicou o que seria o Hapkidô. Segundo ele, é uma arte marcial Coreana que mistura técnicas de Aikido, Taekwondo e Judô, envolvendo o aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas, torções, técnicas de alongamento e respiração.

Muito feliz com o resultado, ele informou que os atletas conquistaram 14 segundos lugares e 4 primeiros lugares. Henzo Higor Brito Rodrigues de apenas 6 anos foi um dos destaques. Ele conquistou o primeiro lugar em luta e o segundo lugar em salto em altura. O resultado deixou o pai, Higor de Freitas Rodrigues, que também é professor e também conseguiu ótimos resultados, bastante orgulhoso.

A equipe Black Tiger também representou o estado de Minas Gerais, ficando em 3º lugar geral. Eles destacaram a importância do resultado e as dificuldades que tiveram. De acordo com o professor Alcindo, eles reuniram toda a documentação necessária para conseguir o patrocínio da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, mas, na última hora, a resposta foi que não podia conceder o recurso para eles viajarem.

Os atletas mostraram força para superar as dificuldades também fora do tatame e o jeito foi recorrer à Prefeitura Municipal de Presidente Olegário. Lá, eles conseguiram metade dos recursos necessários para a viagem. “Mesmo competindo com o nome de Patos de Minas, eles apoiaram”, exclamou. Alcindo ainda ressaltou que a conquista foi mesmo uma superação. “Nós ficamos atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo que disputaram com muito mais atletas”, afirmou.

Com o resultado, eles esperam que as empresas de Patos de Minas possam apoiar a equipe. A próxima competição será o Mercosul que será realizado nos dias 23 e 24 de agosto na cidade de Santa Maria/RS. Higor de Freitas também falou que no final do ano acontecerá o Campeonato Brasileiro que eles também vão participar. Para entrar em contato, basta procurar a academia situada em frente ao antigo cadeião.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais