Atleta patense de apenas 14 anos se destaca em competição internacional de vôlei

Com apenas 14 anos de idade, 1,78m de altura e atuando na posição de oposta, ela atua pelas equipes de base do Praia Clube e integra a delegação do Colégio Nacional de Uberlândia que está disputando o Campeonato Sul-Americano Escolar, em Assunção.

A jovem atleta patense Ana Cecília Gonçalves Vieira tem levado o nome de Patos de Minas ao cenário internacional do esporte. Com apenas 14 anos de idade, 1,78m de altura e atuando na posição de oposta, ela atua pelas equipes de base do Praia Clube e  integra a delegação do Colégio Nacional de Uberlândia que está disputando o Campeonato Sul-Americano Escolar, em Assunção, no Paraguai.

Ana Cecília iniciou sua trajetória no voleibol ainda aos 10 anos, na escolinha do Caiçaras. O professor Jorge percebeu seu talento e incentivou os pais que buscassem uma estrutura mais profissional para que ela pudesse evoluir. A jovem se dedicou, treinou intensamente e chegou a defender os times Caiçaras e PTC em competições municipais e regionais.

No fim de 2024, a atleta participou de uma seletiva e foi convidada a integrar o Praia Clube de Uberlândia, onde vem se destacando em campeonatos regionais, estaduais, nacionais e, agora, internacionais. Ela já foi campeã do JEMG em todas as fases — municipal, microregional, regional e estadual — e garantiu vaga para o JEBS, onde também se sagrou campeã com a equipe do Colégio Nacional de Uberlândia, parceria com o Praia. O título rendeu a classificação para representar o Brasil no Sul-Americano Escolar.

Na competição atual, o Brasil teve um início arrasador. No primeiro confronto, venceu a Argentina por 3 sets a 0, com parciais impressionantes: 25 x 1, 25 x 1 e 25 x 3. No segundo jogo, contra o Peru, as brasileiras encontraram mais resistência, mas superaram as adversárias por 3 sets a 1. Nesta quinta-feira (05), a equipe de Ana Cecília venceu a Colômbia também por 3 a 1 e disputam a semifinal nesta sexta-feira.

A final está marcada para o sábado, ainda sem adversário definido. A equipe brasileira está confiante e focada. Em mensagem enviada ao Patos Hoje, Ana Cecília prometeu empenho para trazer a medalha de ouro para o Brasil.


“Estou imensamente feliz e honrada em representar Patos de Minas, minha cidade natal  e a cidade de Uberlândia, a qual me acolheu como atleta no Sul-Americano Escolar, em Assunção. Vestir essa responsabilidade e levar o nome da minha cidade para uma competição tão importante é um grande orgulho. Sou muito grata por essa chance e vou dar o meu melhor em cada momento dessa jornada”, disse ela.

Se for campeã, a equipe brasileira garante vaga para disputar o campeonato mundial estudantil.

Últimas Notícias

Patos de Minas mantém ritmo de geração de empregos enquanto Minas Gerais perde vagas

Veja mais

Cemig conclui instalação de transformador que deve dobrar capacidade de subestação em Patos de Minas

Veja mais

Você sabe o que é identificação genética e como ela é usada na investigação de crimes? Veja

Veja mais

PM localiza moto furtada em posto, monta operação e prende dupla em Patos de Minas

Veja mais

Criminosos rendem família em fazenda, mantêm vítimas em cárcere e roubam sacas de café em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Voluntário que já plantou mais de 6 mil árvores na cidade pede que população não furte mudas

Veja mais